30
08
2019

Ainda Vale a Pena Ter Blog?

Estava eu no Facebook outro dia quando li uma postagem num dos vários grupos de leitores que participo. Nela, a pessoa perguntava em que plataforma era mais fácil começar um blog. E um dos primeiros comentários já dizia que “blog era muito ultrapassado, o melhor é abrir um Instagram ou um canal no YouTube”. E aquilo me deixou indignada, porque quem comentou estava se baseando numa leitura muito superficial da internet. E, por mais incrível que possa parecer, equivocada. E eu, blogueira que sou, decidi estender o assunto por aqui. Afinal, ainda vale a pena ter um blog?

Photo by Emma Matthews on Unsplash

Vantagens e Desvantagens

Conforme novas plataformas e redes sociais surgem, é natural que as pessoas comecem a utilizar mais essa ou aquela. E num mundo onde tudo é cada vez mais rápido, pode parecer que meios de comunicação que se baseiem em imagens sejam o futuro. Por isso talvez as pessoas costumem dizer que vale mais a pena abrir um canal no YouTube ou um bookstagram.

Porém, nem sempre essa é a melhor forma para você publicar o conteúdo que produz. Eu, por exemplo, sentiria bastante dificuldade em gravar vídeos. Não gosto muito da minha voz e costumo morrer de vergonha de me ver num vídeo. Como vocês podem imaginar, isso tornaria o ato de editar vídeos um pouco complicado.

E por mais que eu ame tirar fotos e postá-las no Instagram (aliás, se você ainda não me segue, sugiro que faça isso), essa rede social não foi criada para compartilhar textos. É por isso que formatar um texto na foto é tão complicado e limitado. Muitos bookstagramers tem que continuar sua resenha no comentário da foto, por exemplo. Por isso, a meu ver, vale a pena ter um blog.

Admiro e respeito o trabalho daqueles que escolhem essas redes sociais para compartilhar seu conteúdo. Mas particularmente me sinto muito mais confortável tendo esse meu pedacinho  na internet. Aqui posso decidir melhor como postar meus textos, onde no texto vou publicar minha foto, ou até mesmo incorporar outras mídias para enriquecer o que estou apresentando.

vale a pena ter um blog

Photo by William Iven on Unsplash

Ainda Vale a Pena Ter Um Blog?

Porém, aí vem a grande pergunta: mas as pessoas ainda lêem os blogs? Elas se dão ao trabalho de entrar aqui, ler o que eu escrevo e interagir? E a resposta é sim. Claro que, como todo meio utilizado, tenho que divulgar o meu trabalho. Para isso, utilizo o Facebook, o Twitter, o Instagram… Mas também recebo muitos visitantes de pesquisas no Google, por exemplo.

E eu também gosto bastante de visitar outros blogs. Não é sempre que estou em um local que posso assistir um vídeo no YouTube. Em outros casos, prefiro que a informação esteja escrita ao invés de perdida no minuto 03:27 de um vídeo que tem uma duração de 11:48.

E quando estou no Instagram, às vezes só estou lá para passar o tempo e curtir fotos. Por trabalhar com conteúdo literário, tento sempre apreciar o trabalho dos colegas naquela rede, mas nem sempre é possível. E aí fico pensando que muita gente não chega nem a clicar no link para ler o resto da resenha. Como eu disse, o próprio Instagram dificulta.

Enfim, cada rede social e plataforma para compartilhar conteúdo tem suas vantagens e desvantagens. Acredito que tenha espaço para todo mundo, porque os leitores/seguidores/inscritos tem necessidades diferentes em momentos diferentes. Por isso, não se force a criar conteúdo da forma x porque é a modinha. Seja autêntico. Nenhuma rede é certeza de sucesso. O que conta no fim do dia é a qualidade do seu conteúdo, seu comprometimento, originalidade e a forma como interage com quem consome aquilo que você produz.

A internet já tem um monte de gente copiando. Se você acredita que ter um blog é a melhor forma para compartilhar seu conteúdo, vá em frente. Eu garanto: vale a pena ter um blog.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
IsaClayci Oliveira Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Clayci Oliveira

Eu não consigo abrir mão do meu espacinho.
Tenho vontade de melhorar cada vez mais hahaha, mas deixar de blogar não..
Espero continuar assim por muito tempo ainda

Isa

Oi, Mari! Tudo o que você falou é bem real mesmo. Na verdade, embora eu poste bastante no IG, o blog precedeu ao IG, que eu acabei criando pra divulgar os posts no blog, mas as estatísticas mostram que os públicos raramente se misturam. A maioria das pessoas que passam pelo meu blog vem de outros blogs ou por buscas no google, como vc falou. Raras são as pessoas que vêm até o blog por causa do meu post no instagram. Uma pena. Porém, eu realmente gosto mais do blog que do IG, onde precisamos focar nas fotos pra chamar… Ler mais