04
12
2017

Belas Maldições – Terry Pratchett e Neil Gaiman

Apesar de amar Neil Gaiman, ainda não tinha lido Belas Maldições. Acabei me interessando pela leitura após o anúncio de que viraria uma série do serviço de streaming da Amazon. E, bem, é um projeto que envolve David Tennant, logo eu fiquei mais interessada ainda. O legal é que ao pesquisar mais sobre a história, descobri que tem um fandom bem ativo, com direito a fanfics e fanarts. E depois de ler o livro, consegui entender o porquê.

Título OriginalGood Omens: The Nice and Accurate Prophecies of Agnes Nutter, Witch
Autor: Terry Pratchett e Neil Gaiman
Editora: Bertrand Brasil (Grupo Editorial Record)
Páginas: 350
Adicione: Skoob | Goodreads

A história de Belas Maldições

Belas Maldições conta a história do Armageddon, ou seja, o fim do mundo. Coisa bem simples, que a gente vê todo dia, né? Bom, para quem não sabe, o Anticristo é um menino inglês de 11 anos chamado Adam Young. É  ele que vai começar o fim do mundo, junto de seu fiel escudeiro, um cachorro maligno dos infernos chamado Cão. Que aliás, se comporta exatamente como um cão. Ah, e ele conta com a ajuda d’Eles, um grupo de dois meninos e uma menina, que são seus amigos.

Mas os primeiros personagens que você conhece são Aziraphale, um anjo e Crowley, um demônio. Apesar de aparentemente serem inimigos naturais, a convivência na Terra fez com que os dois acabem chegando a um acordo. E uma improvável amizade entre os dois floresce.

Aziraphale tem uma livraria de livros antigos e raros… Só que ele não gosta de vender seus preciosos livros para ninguém. Crowley, por sua vez, tem um Bentley que cuida com o maior zelo (e, claro, uma ajudinha de seus poderes sobrenaturais). Os dois passaram a apreciar os prazeres da vida humana, como as refeições no Ritz ou a música clássica, e por isso não gostam da ideia de ver tudo isso acabar. Muito menos por não entenderem o porquê de terem que entrar na briga.

Anathema é uma descendente de Agnes Nutter, bruxa e autora de As Justas e Precisas Profecias de Agnes Nutter. Por isso, ela tem a missão de interpretar as nem sempre tão claras mas sempre corretas profecias de Agnes. E isso garante que ela terá um papel no Armageddon.

Conhecendo Belas Maldições: As Justas e Precisas Profecias de Agnes Nutter

Belas Maldições (ou Good Omens, seu original) é um livro para quem ama O Guia do Mochileiro das Galáxias ou Doctor Who. Aliás, até um Dalek aparece no meio da história. É aquele tipo de história que parece ser uma grande piada, mas na verdade traz muitas reflexões. Não é à toa que o livro de Terry Pratchett e Neil Gaiman ganhou uma fanbase tão extensa.

No começo, a história parece meio confusa. São muitos personagens diferentes e muitos núcleos diferentes. E quando menos se espera, um novo personagem aparece. Demora um pouco para tudo se encaixar. Mas quando se encaixa, toda aquela confusão do começo vale a pena.

O humor de Belas Maldições é maravilhoso. Um humor bem britânico, carregado de sarcasmo quanto às coisas mais simples. O fato de o anjo Aziraphale não ser 100% bonzinho e de uma das grandes maldades do demônio Crowley é parar o serviço de celular do centro de Londres por uma hora demonstra bem o tipo de livro que temos em mãos.

Engraçado, lembro de ter lido um post sobre esse livro e ter achado que não era bem o tipo de leitura que iria me agradar. Enquanto estava lendo, tudo o que podia pensar é em como não tinha lido antes. E não sei se já contei por aqui, mas tentei algumas vezes ler O Guia do Mochileiro das Galáxias e não consegui. A história não me prende. Porém, com Belas Maldições, a leitura fluiu de maneira muito natural.

Uma das coisas que mudaria na edição brasileira é o título, Belas Maldições. Acredito que o título de Portugal, Bons Augúrios, é bem mais condizente com a obra, mesmo que augúrios não seja uma palavra muito comum por aqui.

A série da Amazon Prime

Após a leitura, fiquei ainda mais ansiosa para ver a série que já está em produção. Michael Sheen interpretará o anjo Aziraphale e David Tennant será o demônio A.J. Crowley. É o tipo de livro que a gente termina e quer saber mais da história, o que explica as fanfics e fanarts. Por isso, acredito que a série da Amazon vai ser muito boa também, ainda mais sabendo que o próprio Neil Gaiman está envolvido em sua produção. A série tem previsão de lançamento para 2019.

Vocês já leram livros nesse estilo?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Morgana Brunner

Oiii Mari tudo bem?
Definitivamente eu não sou muito chegada em livros que possuem diversos personagens, sempre acabo desistindo da obra, porque sou muito perdida hahahaha mas achei linda a resenha! A edição maravilhosa.
Beijinhos

Helana Ohara

Não gosto das obras do Neil Gaiman, tanto ele como Pattersopn pra mim são autores que não caem em meu gosto. Escreve de tudo um pouco e me deixa confusa, mas enfim.
Gostei de saber que tem uma série em produção que vai falar um pouco da obra, mas do geral não me chamou atenção, apenas o menino de 11 anos ser o anticristo, achei curioso

Lari

Olá, tudo bem? Já vi este livro por aí e realmente parece ser uma obra bastante interessante, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Não sabia ainda que irá virar série, que bacana. Adorei o post!

Beijos,
Duas Livreiras

Clayci

Quero ler pelo mesmo motivo, Mari.
Ansiosa por essa série e por ver Tennant atuando haihaiuhaiuhauiha

Fernanda Barroso

Eu já tinha ouvido falar muito de Gaiman, mas nunca cheguei a ler nada sobre ele, o que é uma pena. Só que, ultimamente, tenho visto tanto sobre ele que meu interesse apareceu e não vejo a hora de ler. Adorei a dica e ela está mais do que anotada!

Sandra Mendes

Hey, Mari!

Menina, eu li esse livro e odiei! ahahahaha
Eu já entendi que Neil Gaiman não escreve pra mim. Foi o segundo livro dele que li e não gostei (o primeiro foi Deuses Americanos, que nem consegui terminar, e também detestei a série de tv). Então eu já desisti, não tenho intenção de ler mais nada desse autor, porque já sei que não vou gostar… rs.

Beijos!

Jis Rocha

olaaaaa
Achei interessante a obra e a resenha. vai pralista de leituras de 2018, A edição esta perfeita , e adorei saber um pouco mais sobre o livro. Bjus
Jis Rocha
Blog cá Entre Nós

Francisco França

Adorei a resenha! Fiquei com muita vontade de ler, antes eu só queria ler esse livro por causa da série com o Tennant hahahaha, a história parece ser bem interessante. Tava pensando em ler em inglês, mas você disse que tem muitos núcleos e personagens, acabo ficando com receio, vou procurar a edição brasileira mesmo.

Tais Burigo

Oi tudo bem?
Nunca li nada do Neil Gaiman mas sei o quanto ele é famoso no mundo literário! Mesmo tendo achado a premissa bem bacana eu fiquei um tanto confuso por causa dos inúmeros personagens, então acredito que não seria uma leitura que me agradaria! Mas você arrasou na resenha.

Beijos

Lilian de Souza Farias

‘é um livro para quem ama O Guia do Mochileiro das Galáxias’ eu <3
Comecei a ler Belas Maldições, mas acabei não concluindo a leitura, porém, o pouco que li, amei e fiquei com a lembrança de o Mochileiro mesmo.

Kah Fernandes

Nossa, não é o tipo de leitura que eu faça, longe disso, mas eu gostei muito de conferir sua resenha e saber sua opinião, foi muito interessante, irei indicar para uma amiga que é fanatica pelo autor.

Beijos

Beatriz Andrade

Eu já tinha curiosidade com o livro apenas pela capa e título dele, mas lendo a tua resenha eu fiquei ainda mais. Percebi que a obra pode me agradar muito e parece ser uma leitura maravilhosa. Achei a sua dica de título interessante.

Bruna Macena

Primeiramente seu blog é maravilhoso! Sua resenha é demais o modo como você escreve é incrível.. Não conhecia esse livro mas fiquei muito curiosa a premissa é muito boa obrigada pela dica!

Camila Soares Carter

Oi Mariana, tudo bem?
Eu nunca li nada do Neil, mas sempre vejo ótimas avaliações em seus livros. Sendo que a temática dos livros dele não é muio minha praia, então vou deixar passar essa dica, mas eu tenho certeza que algumas amigas minhas fãs desse tipo de leitura, irão amar. Adorei sua resenha!

Bjs
Blog Tell Me a Book

Bárbara

Eu adoro O Guia do Mochileiro das Galáxias mas infelizmente esse livro não me atraiu muito. O gênero não me chama a atenção.
A resenha está ótima!!!

Bjs

http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

Aline Furtado

Olá!
Nunca li nada de Gaiman, mas tenho muita curiosidade de conhecer sua escrita tão elogiada. A obra me interessou no início, mas quando li que é para quem gosta de O guia do Mochileiro, confesso que desanimei um pouco, pois O guia… foi uma leitura que não me agradou muito.
Ótima resenha.
Beijos.

Falkner Moreira

As criações do Neil Gaiman já não me surpreendem em quase nada… Depois de Sandman, fica difícil achar qualquer outra coisa dele um pouco digna :\ esse livro, pelo que você disse e pelo que li de outras resenhas, só me parece que ele repete fórmulas de outros sucessos do Neil Gaiman. Houve uma época em que eu compraria na hora, mas hoje já não sei nem se conseguiria chegar ao fim 😛

Estante da Kah

Olá, tudo bem?
Me interessei muito por esse livro após sua resenha. Eu já conhecia ele, já tinha visto fotos e em sites de compras mas nunca procurei saber a fundo, só sei que agora eu preciso ler, hahaha.
Beijos

Laneh Martins

Olá, tudo bem?

Essa história definitivamente não vai entrar na minha lista. Apesar de parecer interessante, não me agradou. Infelizmente, dispenso a dica.

Beijos

Lara xavier

Ola eu tenho duvida se eu gosto ou não dessa premissa vou anotar a dica e dependendo como vai ser a minha vontade. Ai eu decido se vou ler ou não o livro

Bruna Costabeber

Olá Mari,
Já li um livro desse autor e, apesar de ter curtido, tenho algumas ressalvas em relação a suas obras. Acho que elas são bastante confusas, sabe? Apesar de conhecer esse título, eu ainda não tinha lido nada sobre ele e, mesmo você ressaltando elogios, não vou anotar a dica, pois não fiquei interessada.
Adorei a resenha, de toda forma.
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/

Camila de Moraes

Olá Mari!
Sou doida pra conhecer a escrita do Neil. Mesmo aqui sendo uma parceria, achei que o casamento foi bem feliz. Pelo visto o início confuso não deixou a desejar em nada. Espero conseguir realizar a leitura em algum momento.
Beijos!

Raquel Machado

Ola,
Infelizmente o livro não me chamou atenção se ele é parecido com o Mochileiro das Galáxias realmente não faz meu gênero literário, deixo a dica passar dessa vez.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br

Marijleite

Fico tão feliz ao ver que você também gostou desse livro. Foi o meu primeiro contato com a escrita do Neil. E eu amei muito “Belas Maldições”. É bem como você diz, um livro aparentemente engraçado, mas que traz também mensagens super bacanas.

Silviane Casemiro

Ooi! Eu não conhecia esse livro e nem sabia sobre a série; mas eu não sou leitora do Neil então pode ser por isso também. Achei a premissa legal, mas eu não curto Mochileiro das Galaxias e nem Doctor Who, então imagina como eu lidaria com essa leitura, né? Mas quem sabe vendo a série se eu tiver a oportunidade vou acabar curtindo.

Saga Literária

Olá, tudo bem?
Então Mari, eu realizei a leitura de “Belas Maldições” esse ano e super adorei, foi uma leitura envolvente e divertida. Eu não sabia desse detalhe que vai virar uma série, bem legal essa iniciativa.
Abraço!

Débora Costa

Eu ainda não li Belas Maldições, mas eu amo qualquer coisa que o Neil escreve. Sou apaixonada pelo trabalho dele como escritor.

Marcia Pimentel

Oi,
Gostei muito da sua resenha sobre o livro. Mas esse tipo de história não me agrada, não é tipo de leitura que leio. Mas para quem gosta do gênero tenho certeza que vai gostar.
Abrçs

Sávio França

Oi, Mari.

Ainda não tinha visto a obra, mas adoro o Neil Gaiman e, com certeza, vai ser uma leitura que irei fazer daqui a um tempo.
Achei esse enredo incrível, a temática é super interessante. A edição parece que tá uma maravilha.

Abraço!

Amanda Caldas

Hey!
Quando eu comecei a ler a resenha logo imaginei que não fosse gostar da obra, mas depois percebi que iria aproveitar muito a leitura, é o gênero que eu gosto. Dica anotada.
Beijos.

Thalia

Oi!
Nunca li nada do Neil Gaiman,mas conheço seu potencial como escritor e espero poder ler logo um livro dele.
Sobre a obra quando você disse que parecia com Guia dos mochileiros das galáxias fiquei bem interessada pois gosto de livros que tem um sarcasmo.
Seria algo diferente mas que leria.Que legal que vai ter série,espero que seja boa.
Bjs

Catharina Mattavelli Costa

Oie
que edição mais linda, eu sempre me confundo com livro com vários personagens mas gostei do enredo e da diferenciada que o livro parece ter e nunca li nada do autor, morro de curiosidade, então arriscaria

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

Jennifer Silva

Oii! O que despertou o meu interesse para ler essa obra também foi a notícia da série haha. Mas conforme eu fui lendo algumas resenhas, a minha curiosidade aumentava e a sua não foi diferente. A história parece ser muito interessante e até engraçada pelo fato do anjo e do demônio trabalharem juntos para impedir que o mundo acabe haha, aliás me lembrei um pouco de Supernatural por causa do demônio se chamar Crowley. Adorei a sua resenha e espero conferir essa obra um dia, bjss! <3

Jessica Christina Soares dos Santos
Jessica Christina Soares dos Santos

Oie, tudo bom?
Eu sempre me perco com vários personagens de uma vez, mas ADORO Doctor Who e me interessei por conta disso! Dalek no meio do livro, comassim? Achei bem parecido com Supernatural, rs. Daria uma chance pra leitura ^^

Catharina Mattavelli Costa

Oie
nossa, adorei o titulo e foi o que mais me chamou atenção, além do mais, sou louca para ler algo do Neil, adorei sua resenha e já fiquei mega curiosa por ser um enredo bem intenso e diferente, além de parecer instigante, bela dica

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

Aline Coelho

Na minha opinião livros assim que fazem críticas e geral reflexões sobre algo tão debatido quando ‘o dia do juízo final’ são sempre positivos. Mas confesso que o livro não chamou minha atenção e não sei se leria. Mas fico feliz que com você tenha funcionado devido esse nado cômico da narrativa.
Até consegui ler o primeiro livro da série Guia do mochileiro das galáxias. Mas o segundo comecei e tive que parar, achei a narrativa chatinha. Enfim foi ótimo conhecer um pouco mais sobre Belas Maldições.

Leituras, vida e paixões!!!!

Kira

Faz um tempo que penso em ler O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas sempre acontece algo e nunca comecei a leitura (também, tenho tanto para ler kkk) esse Belas Maldições parece bem interessante, mas também acho que o título de Portugal seria melhor, até pelo público desse livro.

Beijos!!!

Daniele

Olá
Nossa eu amo Neal Gaiman e estou louca para conhecer Terry, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, imaginava algo diferente, não sei porque achava que fossem contos, agora lendo sua resenha fiquei ainda mais animada, adoro livros que falam de coisas sérias de uma forma bem fantasiosa e satírica.

Elisabete Silva
Que bom que você gostou da leitura, é engraçado ver alguém que adorou um livro que você achou mediano. O livro transita muito entre um personagem e outro, e acho que isso foi uma das coisas que não fluiu para mim. Quando eu quase estava me empolgando com um personagem pulava para outro. Sem contar que tinha um monte de cenas, com um monte de gente desnecessária. A parte que mais me agradou foi o do livro de profecia da bruxa Agnes, com toda certeza eu teria gostado mais se o livro inteiro fosse dela escrevendo o livro. Já mochileiros… Ler mais
Thayenne

Olá,

Conheci esse livro no Mochilão da Record e desde então é ele está na minha wishlist, ainda não li, mas pretendo.

Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

wpDiscuz