03
06
2016

Como Montar Um Planner? – Parte 1

Como quem visita o blog com frequência já sabe, aqui você encontra uma série de posts sobre planner, explicando o que é, como começar e até com algumas dicas de como decorar e como utilizar mais de um ao mesmo tempo. Porém, algo muito comum é que, pelo preço do planner ser tão alto em algumas das lojas aqui no Brasil, muitas pessoas preferem montar seu próprio, o que além de sair mais barato, ainda tem a vantagem de poder ser personalizado de acordo com suas necessidades pessoais. montarplanner

Por que montar seu próprio planner?

Um dos fatores que mais encarecem o produto final é o excesso de opcionais (sem a opção de tirar), que acabam não sendo utilizado por todos. Por exemplo, meu planner da La Pomme tem uma seção de folhas coloridas no final. O que, num primeiro momento, é muito legal e deixa muito bonito.  Mas depois fiquei pensando: para quê eu vou usar? Qual a finalidade disso? No fim das contas, só serviu para deixar ainda mais caro e pesado.

Essa é uma razão pela qual montar seu próprio planner, do zero, pode ser uma ótima ideia. Vou logo avisando: dá trabalho. Sinceramente, como vocês sabem, não montei os meus, comprei todos prontos, principalmente porque não tive coragem de ir atrás de tudo o que precisava. Mas se você tiver tempo e paciência, é algo divertido de se fazer e eu vou enumerar algumas dicas para você:

1. Tipo de Planner

O primeiro passo é escolher qual o tipo de encadernamento que você quer utilizar. Os vários tipos de planner você descobre aqui. O mais popular é o argolado, já que para montá-lo você pode utilizar um fichário simples e ainda tem a vantagem de poder adicionar e retirar páginas com facilidade.

Porém, outras opções incluem escolher todas as folhas ou inserts (tipos de impressos que serão utilizados como parte do seu planner) e depois levar em uma gráfica para encardená-lo com espiral, ou ainda comprar os anéis para encadernação tipo ARC, também utilizada no Happy Planner e no Caderno Inteligente, e com o tipo de furação especial montar seu planner da maneira que você quiser.

2. Definição dos Inserts

Os inserts, como eu expliquei ali em cima, nada mais são do que folhas impressas que você insere (daí o nome em inglês) no seu planner para utilizá-lo de acordo com as suas necessidades. Os mais comuns são os de calendário, aqueles que trazem a visão mensal e a semanal.  Podem ser de forma vertical, horizontal, com a semana em uma ou duas páginas…

Inserts disponíveis para venda no site da Kikki K.

Inserts disponíveis para venda no site da Kikki K.

Existem inúmeros tipos de inserts para planejar as mais diversas áreas da sua vida. Existem inserts financeiros, de estudo ou fitness. Muitos são disponibilizados de forma gratuita na internet para você imprimir em casa.  Existem também os pagos, tanto arquivos imprimíveis como os já impressos, que serão enviados prontos para o uso.

3. Divisórias

As divisórias são outra parte importante na hora de se montar um planner.  São extremamente necessárias para ajudar a encontrar o que você quer mais rápido e deixar tudo melhor organizado. Dessa forma, é possível dividir as seções do planner.  Por exemplo, o calendário semanal do seu planejamento de estudos.

Divisórias disponíveis para venda no site da Kikki K.

Divisórias disponíveis para venda no site da Kikki K.

 

Podem ser compradas já prontas em lojinhas online especializadas ou então feitas em casa utilizando papéis de scrapbook. Uma dica importante é tomar o cuidado de plastificá-las, já que com o manuseio constante elas podem ficar amassadas.

Essa é só a primeira parte do post. Se tiver alguma dúvida ou mesmo uma sugestão de sites na internet onde são disponibilizados inserts e/ou divisórias, deixe nos comentários! Se quiser dicas de lojinhas de adesivos, é só clicar aqui!

Tem mais dicas sobre montar um planner aqui! Outros posts sobre planners você encontrå na nossa tag!

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

 

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Camyli Alessandra da Silva

Adorei a idéia do Planner para o Blog.
http://ladomilla.blogspot.com.br/

Vanessa Bayer

Eu queria ter um planner só pela fofura, sério, me julgue hahah Mas não dou certo com eles, já tentei. Só consigo ser fiel a minha agenda, uma pena ): Um beijo grande! ♡

Kelly

Vou ter que concordar com o comentário de cima, eu queria mesmo era ter um planner pela fofura rs ♥ Acho tão bonitinho, sem contar que ajuda muito na hora de organizar as coisas, principalmente para quem lida com várias atividades durante o dia. Gostei bastante do post.

Thamyres

Meu sonho é aprender a usar um planner. Sei que é uma espécie de agenda, mas não consigo me adaptar. ):

Mariana
Eu acho esses planners a coisa mais linda, mas sinceramente não é muito útil pra mim, eu sempre tento começar a me planejar e depois vou esquecendo, então seria dinheiro jogado fora (apesar de ser lindo e dar vontade de comprar todos hahaha), acho que é mais útil pra quem tem uma agenda mais apertada e cheia de compromissos, o que não é o meu caso, sou uma desocupada HAHAHA. A idéia de fazer uma planner é bem mais legal, barata e da pra deixar mais com a sua cara, pq vc vai escolhendo as coisas de acordo com o… Ler mais
Debora

Eu tenho um planner que ganhei do meu namorado, caramba, é um tapa na cara das agendas convencionais, muito melhor né!
Realmente comprar pronto é super caro, eu estive planejando fazer alguns próprios, mas acabei deixando a ideia de lado por um tempo porque realmente dá um trabalhinho.
Eu sempre fico babando quando vejo divisórias para vender, tem algumas tãããão fofinhas <3

Andreia Faria

Ainda não tenho o hábito de usar, sou meio das antigas hehehe. Mas do jeito que sou preguiçosa se fosse usar, escolheria comprar, já que como você disse dá um trabalhinho para fazer. Mas acho linda a ideia de montar o seu próprio planner com sua cara.
Bjs!

Jéssica Peixoto

Oi Mari, tudo bem?
Adoro a ideia de ter um planner, mas eu não tenho regularidade para usar essas coisas. Nunca sequer consegui seguir uma agenda normal na vida 🙁 Eu sempre começo direitinho, depois vou abandonando. Acho planner uma gracinha, e adorei a ideia de montar o seu próprio, mas do jeito que eu sou, minha paciência acabaria rapidinho e nem saco pra terminar de montá-lo eu teria 🙁

Um beijo,
http://winterbird.com.br

Clara Pamponet

Adorei a ideia do planner. Eu comprei o meu por ser mais pratico heheheh!
Beijos,
http://www.hitsdomomento.com

Laís

Sabe que eu estava mesmo procurando um post desse tipo? Eu já tentei fazer um planner antes, seguindo os passos de um vídeo do youtube, mas não ficou muito legal… O que eu gostei mais foi da dica do encadernamento argolado, não sei como não tinha pensado nisso antes haha
Enfim, seu post foi de super ajuda!
Beijo!

Thayane Minda

Preciso de um urgente, sou muito estabanada na organizão do blog, do canal e sinto que um planner é o que me falta nessa vida pra ser feliz. Adorei seu post, bem explicadinho e seu cantinho tá lindo <3
Beijokas, sucesso!

Nathália Kawaii

Eu não consigo usar planner, acho que sou a única kkkkk
Eu elaboro tudo na cabeça e começo a agir, por isso dizem que ando meio maluca falando sozinha kkk

Amanda França

Planners são extremamente fofos e necessários para manter a vida organizada… É ótimo também ter um só pro blog, dá pra administrar bem melhor.

http://www.aconteceucomagente.wordpress.com

Carol

Acho essa ideia de planner ótima, eu até baixei alguns modelos na internet mas acabei não usando então acabo anotando tudo em um caderno mesmo pra pelo menos não me perder e nem esquecer nada. rsrs

Beijos

http://www.senhoritamarmelada.com/

Giovana Oliveira

Gosto bastante da ideia de um planner, mas domino tanto a arte da procrastinação que deixo quieto esse assunto, mas é bom saber que os planners tem as partes “inúteis” e que se tiver um tempo é bom dedicar para montar o próprio, até porquê tem uns fichários tamanho A5 que devem ser uma ótima pedida!

Karoline Krahl

Adoro essas coisas pra se organizar. Sou super a louca dos materiais hahah. Amei ♥

Yse Marques

Acho muito legal essa ideia de se organizar e ter um planner para facilitar as coisas. Meu Blog já vai completar um ano e confesso que até hoje não consegui montar o meu, mas fiquei bem empolgada com essas ideias…. Quando eu fizer venho aqui contar pra vc.
Uma beijoka

wamdy

Oque eu mais estou querendo no mundo é um planner, pena que em alguns lugares é muito caro, vi outros online mas pra imprimir e montar comigo não daria muito certo, porém amei seu post sucesso.

Ciana Andrade

Adorei o post! Até hoje não comprei o meu, achei todos muito caros e tem coisas que eu não vou usar. Acho melhor eu mesma fazer o meu, cheguei a pegar alguns modelos na net mas não imprimi, até esses eu queria modificar. Amei as divisórias! Amo gatos! Ai vou querer assim.rsrs bjs
http://www.pilateandosonhos.com

Alessandra Pinheiro

Super legal o post! Realmente, nunca comprei o meu porque acho todos muito caros e com itens que eu não preciso, sabe? Achei muito legal as suas dicas, tornou tudo mais simples e econômico.

Kari

Ai, Mari, queria eu ter a organização para manter um planner :(. Eu sou toda bagunçada, qualquer coisa que preciso, vou anotando nas notas do celular mesmo (isso quando não fico me enviando emails com as coisas que eu tenho de fazer). Como minha mãe sempre fala, não nasci com o gene da organização (nem com o gene do DYI, porque tudo que eu tento craftar fica uma droguinha rs).
Muitooo lindo seu planner :).
Beijos!

Larissa

Amei a odeia. Vai ajudar muita gente.

Juliana

Tão legal encontrar posts assim <3 Amo itens de organização, papelaria e afins.
No momento estou muito interessada em planners, pretendo fazer o meu! Queria imprimir um, mas decidi que não não só pelos gastos, mas também vi que não há tanta necessidade. Preferi usar um caderno antigo meu mesmo e ir escrevendo coisas que me agradavam, porque muitas páginas ou itens que encontrei em alguns planners para blogs distribuídos na net achei desnecessários. Queria inserts no estilo de calendário, mas acho que vou me organizar por listas!
Beijo

Erica Oliveira

Acho super legal quem usa, mas eu não tenho paciência para usar rsrs eu gosto da boa e velha agenda mesmo, alias sem ela minha vida não faz sentido rsrsrs pq eu me perco toda rsrs
Mas adorei as dicas e um dia quero ser organizada a ponto de conseguir usar um planner 🙂

Denise

eu gostaria muito ter um Planner mais e um pouco carinho, já vi alguns videos ensinado a fazer. porem não sei se teria paciência haha mais gostaria muito de ter pelo menos de enfeite hehhe. bs

Juliana Paula A Dias

E não é que estou precisando de um desses!? Obrigada pelas dicas, bem útil sua pastagem, bjs

ANA PAULA

Ai que legal, amei o post e já estou ansiosa para a continuação. Obrigada pelas dicas.

Isabele de Paula

Sobre o que você falou no primeira parágrafo, é o principal motivo de eu ter aderido ao bullet journal. Nele só entra o que realmente quero e preciso, diferente desses planners que já vem com um monte de coisa inútil e que a gente não pode mudar.

Bry

Poxa, que trabalhão. Eu sei que iria me atrapalhar todo haha.
Ótimo post.

Débora

Muito bom! ^^

trackback

[…] mais, também diminuiria os extras para baratear o produto. Num dos posts anteriores da série, comentei sobre as várias folhas coloridas que vem no planner e sobre a falta de utilidade para […]

trackback

[…] o post sobre como montar um planner, hoje vamos falar um pouco mais sobre outros elementos que o compõem, esses um pouco mais […]

wpDiscuz