22
05
2017

Diário de Leituras: Como Mudei Minha Forma de Ler

Eu comentei por aqui, no post sobre planejar leituras, que fiz um Diário de Leituras. Resolvi então conversar sobre ele e como ele mudou minha maneira de ler. Até porque quando comecei a usá-lo, não tinha ideia de como ele melhoraria as minhas leituras. E é algo tão simples que nem dá para acreditar.

Minha História Como Leitora

Primeiro, um pouco da minha história como leitora. Eu tenho um post sobre isso já por aqui, mas basicamente eu sempre li demais. E claro, como também amo a internet, acabava sempre dando um jeito de falar sobre minhas leituras. Já participei de fóruns, de comunidades no Orkut e tive Livejournal. Logo veio o meu blog. Nem sempre eu tive o Pequenos Retalhos (que comecei em 2011), mas foi ele o que mais me dediquei. E a ideia desse blog sempre foi juntar retalhos, ou seja, falar das várias leituras que eu fazia, séries e filmes que eu assistia… Enfim, falar sobre o que eu gosto.

Mas, embora eu sempre desse um jeito de escrever sobre minhas leituras, não tinha uma organização para isso. Então, quando eu escrevia meus posts, era basicamente eu sentada na frente do computador descrevendo meus sentimentos sobre o livro. E isso era bom, mas ao mesmo tempo, minha memória não é perfeita. Isso resultava em eu esquecendo de alguns pontos que eu queria muito compartilhar com os leitores.

Escrevendo Sobre o Que Leio

Aos poucos, fui sentindo essa necessidade de me organizar melhor. De planejar os posts com mais afinco. Apesar de que meu objetivo nunca tenha sido fazer uma resenha profissional (por isso eu evito chamar os posts de resenha – mas às vezes escapa e eu chamo mesmo), queria trazer para o blog o melhor de mim. A maneira mais clara de falar sobre o que eu gosto. Então, decidi criar um diário de leituras.

Minha primeira tentativa foi de fazer isso no Goodreads. O aplicativo, assim como o Skoob, deixa você registrar a página em que está e um comentário sobre aquele ponto da leitura. Logo vi que para mim não funcionava tão bem assim. Eu gosto de ler antes de dormir, mas tenho muitos problemas para pegar no sono. Por isso, a telinha do celular é um dos piores inimigos para atrapalhar minha hora de dormir. Acabava deixando para fazer outro dia, e lógico, acabava esquecendo.

Montando o Diário de Leituras

Foi quando me veio a brilhante ideia de montar um diário de leituras em um caderno. Peguei um sketchbook, esses caderninhos sem pauta, que eu comprei da Meg&Meg, para me ajudar. Aí foi a hora de decidir como iria registrar minhas leituras ali.

Pensei em fazer algo cheio de informações sobre o livro que estou lendo, mas para isso já tenho meu Reading Planner. Além disso, iria tornar meu diário um poço de informações técnicas, e não era para isso que eu queria ter um. Então decidi fazer da forma mais simples possível. Eu anoto título, autor, editora e número de páginas. E só.

A partir daí, só anoto minhas impressões. Coloco a data e a página em que estou, e escrevo sobre o que estou achando do livro até aquele momento. Anoto ali o que me incomodou, quais as minhas expectativas, se algum personagem se sobressaiu… Tento escrever de forma bem pessoal, para que eu identifique como a leitura está me atingindo.

Quando finalizo o livro, faço um apanhado geral de como acabei a leitura. Se gostei, se achei boba, se me irritou. Essa última parte muitas vezes acaba aparecendo aqui no blog. De maneira editada, sem spoilers, mas aparece sim. Porque é como eu me senti, como a leitura me afetou, se eu leria a continuação…

As Mudanças Que Senti Com o Diário de Leituras

Ter um diário de leituras me ajuda a entender como eu leio. Como as emoções me afetam durante a passagem de páginas. E ajuda para que o conteúdo que eu produzo seja ainda melhor.

Se você tem vontade de ter um, eu recomendo. É algo muito impressionante ler suas anotações de leituras que você fez há um mês, por exemplo. Aos poucos, dá para entender o que você quer ler, o que você espera de um livro, quais os pontos que mais incomodam. Dá para ver quais as expectativas que você tinha para um personagem e se elas foram ou não atendidas.

Ter um diário de leituras me fez uma leitora melhor.

E vocês, o que recomendam para melhorar as leituras? Deixe aí nos comentários!

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Marcela

Eu amei a ideia. E olha, vou fazer com meus alunos, eles vão adorar esse registro e também vai incentivar a leitura de uma maneira ótima! Parabéns e obrigada por compartilhar!
Beijos
Marcela Rios
http://www.brincandoecontando.com

Pamela Sensato

Adorei ler sua postagem e o bom é que incentiva mais pessoas a leitura, tipo eu , não sou fã mas acompanho muitos blogs de leitura rsrsrs

Beijinhosss ;*
Blog Resenhas da Pâm

Michelle Russo

Que postagem maravilhosa, que ideia sensacional, creio que facilitara a vida de muitos leitores, adorei, que diário mais amor!

Camila de Moraes

Olá!
Que legal seu método pra leituras.
Eu quando planejo minhas resenhas acabei criando o hábito de escrevê-las de próprio punho antes de passar para o Word. Consigo colocar as ideias melhor e planejar em que ponto devo acrescentar algo.
Adorei suas dicas.
Beijos!

taina
Achei essa ideia muito legal, quando eu comecei a ler eu apenas podia conversar com alguns colegas na escola isso é muito raro porque na idade que eu comecei as crianças gostavam mais de brincar, lembro que li Rei lear e ninguém para conversar, isso era um pouco chato mas eu ja tinha me acostumado a ser a esquisita do lugar que eu morava. Mas ai chegou no ensino médio então achei vários colegas para conversar, eu anotava no máximo o nome dos livros que eu queria ler, mas gostei muito dessa ideia da próxima vez que for ler vou… Ler mais
Luísa Aranha

A ideia é super bacana, ainda mais pra não perder os detalhes e sentimentos de uma leitura!
Adorei!
Bjos

Morgana Brunner

Oiii Mari tudo bem?
Que bacana essa sua postagem menina, eu tenho um caderno de leituras onde eu apenas anoto os livros que já li, desde 2013, acho que vale a pena para avaliar o desempenho que temos a cada ano.
Beijinhos

Clayci

Eu admiro sua organização! Eu já consegui bater metade da minha meta de leitura este ano, mas esqueço de anotar essas experiências e comprei um caderninho só pra isso =/

Rob Camilotti

Oi, Mari, escrevo em baixo em boa parte do que escreveu neste post a respeito de ter blog e de como nos organizar para postar e nos manter em dia nas leituras. Muito bom texto, gostei bastante!

Lucimar da Silva Moreira

Gostei muito da sua sugestão, ter um diário de leitura é uma forma de ajudar a própria pessoa. A sua sugestão vai ajudar muito as pessoas que gostam de ler, não tem nada melhor do que planejar a leitura, bjs.

Alice Martins

Oi Mari, tudo bem?

Eu tentei fazer um “Diário de Leitura” ano passado, mas para mim a ideia não fluiu muito bem, eu simplesmente empaquei e vivia esquecendo de anotar o que estava lendo. Acho que o que me atrapalhou foi a minha preguiça, pois quando estou lendo (na maioria das vezes a noite), gosto de terminar e ir direto dormir, então ir escrever algo ficava me atrapalhando.
Mas como adoro a ideia, vou tentar retornar!

Beijos!

Porre de Leitura e Livros

Olá!
Nossa adorei essa ideia , eu também uso um caderninho para anotar minhas leituras, mas nunca escrevi sobre as impressões, concordo com você a evolução é muito crescente, parece que faz com que os livros virem um foco maior né?!
Amei a dica e as fotos foram tão fofinhas.

marcia schorn

oeee!!
Preciso muito seguir suas dicas, com certeza da certo .leio menos que gostaria ,
as vezes faço do tempo a desculpa… obrigado por compartilhar.

bjsss

Paula Sesterheim

Oii, tudo bem?
Adorei o post, a ideia é muito bacana. Eu não sou muito organizada em relação as minhas leituras (ok, em quase nada, rs) e achei bem interessante mesmo. Vou tentar aderir ao caderninho e anotar minhas impressões, pois realmente facilita na hora da resenha e essa é uma ótima maneira de começar.

Grazi Souza

Eu já tentei usar a ferramente do Skoob e pra mim também não dá. Esqueço total. E também já tentei usar um diário de leitura, mas de algum jeito eu sempre me organizo melhor no caos kkkk ótimo post.

Wesley Ítalo

Só queria poder te abraçar e dizer : Parabéns! Acho ótimo que você tenha encontrado a melhor forma de relatar aquilo que você lê, e fico feliz que isso te deixe tão bem. Infelizmente isso não funcionaria para mim (a menos que eu comece a treinar), pois sou extremamente expressivo com as minhas emoções (tipo xingamentos, elogios, gritos e tals) então colocar tudo isso no papel… rsrs Seria bem engraçado para ler depois! Mas vou anotar algumas algumas para ver se consigo fazer algumas adaptações no meu modo de registrar as leituras. Beijos do Wes ^^

Beatriz Andrade

Que legal essa ideia, eu costumo fazer isso com o Skoob mas achei a ideia de fazer em um caderninho bem mais fofa! Dei uma olhada no seu post sobre Reading Planner e gostei ainda mais

Lettícia Gabriella

Faz tempo que estou pensando em adotar essa ideia. Eu comecei a usar o BuJo e estou me adaptando, e pensei em colocar o diário de leituras dentro dele. Mas não sei, eu vou lendo muito rápido, então acho que poderia mais me atrasar do que ajudar hhahaha Mas vou testar! Um beijo :*

Lari Reis

Até que gostei da ideia, apesar de não conseguir saber, desde já, se me adaptaria.
Eu faço algo parecido com os álbuns que escuto e entende que isso facilita muito porque se trata de algo que eu também pretendo escrever sobre. Eu quase nunca escrevo sobre livros, mas acho que, ainda assim, o diário de leituras pode me ajudar a fazer com que eu cumpra minhas metas mais facilmente… Vou tentar algo nesse sentido 🙂

jéssica

Oi Mari,
Adorei o seu post e sua forma de organizar as leituras. Me deu a impressão que assim você conhece muito mais sobre você mesmo e suas leituras, além de não deixar passar nenhum detalhe. Já quero começar logo a colocar em prática. Atualmente só uso o skoob e só anoto o início e o fim das leituras. Só acho que pra mim não irá funcionar anotar antes de dormir, pois não terei forças. rsrs
Beijos
Blog Relicário de Papel

Driely Meira

Oiee Mari ^^
Gostei muito da sua ideia de ter um diário de leituras. Teve um tempo que eu tinha algo parecido, mas ai fui cansando e parei…haha’
Eu estou acostumada a fazer a resenha assim que termino o livro, porque parece que está tudo mais fresco na cabeça. Mas quando estou lendo em e-book vou anotando as coisas.
MilkMilks ♥

Ana Paula Medeiros

Oi! Achei uma ideia muito legal, e até tentei fazer uma vez, só que acabei desistindo 🙁 Sei lá, para mim não deu certo…
Mas acredito que facilita e deixa o leitor mais organizado.
Única coisa que faço é usar o Skoob para atualizar minhas leituras e anoto os títulos em um caderninho.
Vou tentar fazer alguma coisa novamente para escrever sobre minhas expressões.

Sandra Mendes

Hey, Mari!

Adorei o seu post!
Eu também tenho um diário de leitura e ele me ajuda demais! Acho essencial uma ferramenta assim pra nós, que lemos muito. Eu não vivo sem o meu e também recomendo a todo mundo que tenha um. 🙂

Beijos!

Júlia Raquel

Oi Mari, tudo bem? Eu faço o que você tentou, mas não conseguiu, sempre que atualizo o Skoob, coloco um pequeno comentário ali. Porém me incomoda não poder escrever sobre os acontecimentos, pois não quero soltar aquele Spoiler né?! Gostei muito da sua ideia e tentarei adicioná-la no meu dia a dia. Espero conseguir conciliar com o meu planner, que também é da Meg e Meg, e com o meu bullet journal só de afazeres que envolvem o blog. Acho que consigo hahaha! Muito obrigada pela dica, simplesmente adorei!

Beijos,
http://www.//paginasincriveis.blogspot.com.br/

Grazielli

Oie amore,
Adorei sua ideia e dedicação. Eu faço isso num bloquinho de notas no celular… e isso me ajuda muito porque ás vezes penso algo durante a leitura que talvez quando eu for fazer a resenha já não lembre mais…
Mas adorei sua ideias.
Beijoka!

Fábrica dos convites

Que legal que esta pequena mudança te trouxe um benefício enorme e um melhor aproveitamento das suas leituras. Eu não tenho algo do gênero, mas tenho o costume de escrever minhas resenhas em um caderno, antes de passá-las para o computador. Lá dou os primeiros passos colocando o que gostei ou não do livro, assim como seus quotes e ideias para a postagem. Costumo fazer isso logo depois de finalizar a leitura, para ter os sentimentos mais frescos. Para mim tem dado bem certo.
Bjs, Rose

Quel

Olá, adorei o poste…super legal!

Confesso que eu deveria ser mais dedicada…e fazer um planejamento de leituras (por isso que estou com tanta coisa atrasada!), tento colocar tudo no Skoob, como o histórico de leituras, mas ultimamente eu estou com problemas sérios de concentração.

Abraços

Lorena Caribé

Que legal essa dica. Com certeza vale muito a pena praticar e ter um diário de leitura. Depois que comecei com o blog por exemplo, com certeza meu estilo e ritmo de leitura mudou pra melhor. Ótimo, vale a pena compartilhar sempre, bjo

Marina Mafra

Oi Mari! Amei essa forma de diário. Não conseguiria realizar no momento, mas achei um registro maravilhoso. Hoje o meu registro é o blog.
Amei seu cantinho!
Beijos
Resenhando por Marina

ARIEL MORAES DE REZENDE

Adorei! Vou passar a fazer isso também!
Ultimamente, por causa da faculdade, não tenho rendido muito nas minhas leituras.
Ótimo post!

lilian farias

Esses métodos de organização não funcionam comigo, só me organizo no caos. Geralmente leio de acordo com minhas necessidades pessoais, mesmo estando com leitura atrasada. Parabéns por sua organização, admiro muito isso.

Raphaela Pachá

Oie gostei muito da sua forma de organização para a leitura e com isso irá incentivar as crianças a ler mais e mais Parabéns
Bjs

Larissa

Olá, tudo bem?
Achei interessante a sua ideia de fazer um diário de leitura, acho que facilita bastante na hora de escrever as resenhas. Não sou o tipo de pessoa organizada, então acho que infelizmente não é para mim.
Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

Karine Fernandes

Nossa adorei, irei tentar aplicar e ver se dá certo para mim, espero que para você continue dando certo por muito tempo, parabéns.

Beijos

Jéssica Melo

Olá Mari, bem bacana essa sua ideia de criar um diário de leitura, eu faço algo um pouquinho parecido, anoto sempre as minhas leituras, quotes, paginas, só não coloco comentários, mas assim funciona para mim bem =)

Roberta Costa

Que ideia bacana! Acho que vou tentar, pois com certeza me auxiliará nas postagens do blog.

bjs

Ione

Adorei esse método, vou adotar para mim tambem. Acheivsuper válido e legal. Eu já gosto de ler,fazendo assim então.

Suzana Chaves Linhares

Olá! Amei seu post! Gostei demais da sua ideia, deixa tudo mais organizado. E você tem razão, fica mais fácil de escrever uma resenha lembrando das sensações que o livro te proporcionou. Sinto vontade de escrever minhas observações durante a leitura e gostei da ideia do planner, vou pesquisar sobre ele. beijos!

Karina Fagundes

Que idéia maravilhosa, vou tentar aplicar isso enquanto leio. Eu já tentei goodreads pelo mesmo motivo que você, então essa opção vai ser a melhor. Depois eu te conto qual foi minha experiência fazendo isso <3
Muito obrigado por ter dado essa dica 🙂
Beijos!

Hoje é dia de livro

Eu também faço isso, estou sempre com um caderninho anotando tudo que acho importante. Não fazia isso antes e com certeza é resultado é positivo.

Mayara Nascimento

Amei a dica do Diário de leitura. Eu só uso o Skoob para ir me organizando, em relação às leituras em andamento. Até tenho cadernos em que planejo quantos livros quero ler, e vou registrando as leituras realizadas, e tenho também um caderninho para os quotes, mas com certeza vou experimentar fazer um diário como você fez, e certamente será bem útil na hora de produzir as resenhas! Obrigada pela dica! Beijos

Mila Cris

Oi Mari, honestamente eu gostaria de fazer um diário de leituras, mas eu que sou mãe e faço trabalho voluntário na biblioteca da escola quase não sobra tempo para ler e isso tudo me deixa extremamente cansada. Admiro seu empenho, só que na minha vida sigo da forma mais prática, no skoob mesmo. Bjs e boas leituras!

Death Life

Oi, tudo bem?
Nunca havia pensado em escrever um diário de leituras, é algo totalmente inovador e divertido. Farei por diversão mesmo e para passar o tempo e obrigada por nos mostrar suas ideias!

Suelen Fernandes

Olá!
Eu amei a sua dica. As vezes nos temos um sentimento sobre o livro e depois quando você vai escrever as suas impressões você acaba esquecendo ou a intensidade da leitura passa, isso acontece muito comigo. Adorei o caderninho e as resenhas devem ficar mais rica em conteúdo.
Vou colocar em prática a sua dica.
Beijinhos!

Jhonatan

Gostei muito da sua trajetória e espero que continue bastante nesse universo. As dicas que deu é muito útil.

Liziane Goulart

Oi!!
Amei o post, tem várias dicas e eu vou dar uma espiada nos posts que você citou.
Eu tenho o costume de ler sempre com um caderninho ao meu lado e ali vou anotando coisas sobre o que estou lendo, isso ajuda bastante na hora de fazer as resenhas.
Beijão!

Catharina Mattavelli Costa

Oie
que legal seu post, deve ser muito legal manter esse diário. Acho que para mim seria uma ótima já que muitas vezes acabo esquecendo o que li depois de umas semanas por ler muitos livros o tempo todo, é uma ótima forma de exercitar a memória

beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Vêvévi

Adorei a ideia.
Eu faço também um diário de leitura é assim como você me ajudou bastante no blog e na vida.
Beijos

Camila França

Oiii flor!! Nossa, amei a sua ideia, eu estou mesmo precisando de um diário assim. Quando o livro tem uma leitura demorada eu acabo esquecendo as coisas que quero falar na resenha. Vou super aproveitar a sua ideia! Obrigada pela dica!!

wpDiscuz