14
11
2017

A Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil – Becky Chambers

Algumas leituras encantam a gente de uma maneira que não dá nem para explicar direito. A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil foi assim para mim. Essa história de ficção científica me encantou desde a primeira página. Conforme fui conhecendo cada um dos personagens, fui me apaixonando ainda mais por esse livro. Apesar de gostar do gênero, nem sempre as obras me agradam tanto. Mas esse lindo livro conseguiu evitar os problemas que normalmente encontro.

Título Original: The Long Way to a Small, Angry Planet
Autor: Becky Chambers
Série: Wayfarer #1
Editora: Darkside Books
Páginas: 352
Adicione: Skoob | Goodreads

Viajando com os tripulantes da Andarilha

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil conta a história da tripulação da nave Andarilha. A primeira das tripulantes que conhecemos é Rosemary. Ela está chegando para ser a guarda-livros da Andarilha, nave especializada em abrir túneis buraco de minhoca. Apesar de num primeiro momento parecer que Rosemary é a personagem principal, logo fica claro que todos os membros da tripulação vão contar a sua história. E a autora consegue fazer isso de forma natural, sem que fique confuso.

A Andarilha tem uma tripulação inter-espécie, então conhecemos vários tipos de espécies entre seus membros. Ashby é seu comandante, humano. Sissix, a pilota da nave, é uma aandriskana e tem garras, escamas e penas verdes. Temos Oham, Navegador e a quem só se refere no plural por ser um par (e ler Oham entraram na sala é algo que demora um pouco para a gente acostumar). Dr. Chef, o cozinheiro e médico da nave, que é um Grum. Os demais humanos Kizzy e Jenks, técnicos, e Corbin, algaísta da nave, além de Rosemary, claro. E Lovey, a Inteligência Artificial da Andarilha. E isso tudo é muito legal, pois a autora consegue trabalhar a diversidade através dessas outras espécies, seus costumes e suas visões de como a espécie humana age. Nem sempre uma espécie consegue entender os costumes da outra, mas existe respeito e cooperação entre elas.

Ashby então consegue um trabalho bem diferente, abrindo um túnel perto de um pequeno planeta cujos habitantes acabaram de se unir à Comunidade Galáctica. É um trabalho que resultará numa longa viagem mas que irá pagar muito bem, apesar de todos os perigos.

Durante a viagem, várias situações com seus tripulantes acontecem. Eles acabam passando por alguns apuros mas sempre se ajudam e se respeitam, acima de tudo. O livro não traz uma trama central, mas várias pequenas tramas, todas bem desenvolvidas e sempre focando em seus personagens. Eventualmente, existe uma resolução maior, mas o que realmente conta são essas pequenas histórias.

Lendo A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

O que mais me encantou é na maneira como a história é contada. A construção de universo é complexa e extremamente bem trabalhada. Cada espécie tem sua história, sua maneira de se relacionar, seus acertos e seus erros. E como é renovador observar que essa história não é centrada na humanidade. Aliás, dentro da Comunidade Galáctica, nós somos o café-com-leite. Para se ter uma ideia, dentro da Andarilha, o cheiro dos humanos é motivo de piada entre os outros tripulantes. Muito diferente de todas as histórias em que os humanos são os heróis de toda a galáxia, os mais desenvolvidos.

A leitura consegue fazer com que você comece a questionar várias verdades que até então não tinha parado para pensar. Inclusive em relação às relações entre os indivíduos.

Gostei muito mesmo da leitura. O livro em si está lindo. A capa tem um brilho todo especial e o interior também tem páginas temáticas. Eu recomendo a leitura para todos, inclusive para aqueles que não gostam de ficção científica. A história é envolvente e enriquecedora. E em nenhum motivo é entediante, mesmo que se utilize de uma narrativa não convencional. Foi um dos primeiros livros que fiquei verdadeiramente feliz de saber que faz parte de uma série, pois queria muito ler a continuação da história, ainda que esse primeiro livro encerre sua história de maneira satisfatória.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Lari

Olá, tudo bem? Essa edição está simplesmente encantadora; vi o livro em uma livraria física, porém estava muuuito caro, então não pude trazer, mas está lindo demais. Curti muito saber que o livro é bom, não é só uma edição bonita sem conteúdo, haha. Quero muito ler a estória, tua resenha só me deixou mais curiosa!

Beijos,
Duas Livreiras

Thainá

Oiee!
Não conhecia o livro, mas me encantei pela capa ^^ gente, que lindaaaa!
A edição parece estar muito bonita e bem feita, e que bom que tenha gostado. Detesto quando a aparência do livro é legal mas o conteúdo é uma merda.
Beijos

Blog Dois Pernods

A edição parece caprichosa… Que bom que você gostou dele! Não conhecia a história e, apesar de não comprar livros pela capa, essa certamente me puxaria!

Grande Abraço! E obrigado pela postagem!

Helana Ohara

Darkside e suas edições maravilhosas.
Não conhecia esse livro da editora e te confesso que achei a história bem diferente, falando de Comunidade Galáctica ao invés da humanidade em si, um assunto legal de ser abordado. Um livro novo, com assunto diferente e bem trabalho, vou passar a dica para minha colaboradora ela adora livros assim

Cris

Oi Mary, adoro livros assim, de fantasia, pela sua resenha é incantadora a história, gostei muito me deixou curiosa, obrigado pela dica, bjs!

Clayci

Também fiquei com vontade de ter uma adaptação dessa história nas telonas. Em série seria melhor, mas um filme já estava muito bom rs.
Amei o livro e entrou pro meus favoritos do ano

Nat

Essa edição tá tão linda! Eu super quero ler, menos não sendo muito fã da DS. E adorei sua resenha, me deixou mais curiosa ainda

Morgana Brunner

Que edição mais linda Mari, fiquei apaixonada e achei tão encantadora e linda! Gostaria muito de saber mais esse povo galactico, quem sabe seria uma ótima pedida para mim.
Beijinhos

Beatriz Andrade

Os livros da DarkSide estão cada vez mais bonitos! Eu ainda não li nenhum livro deles, mas pretendo conseguir comprar alguns na blackfriday. Eu gostei muito da tua resenha sobre esse, eu ainda não conhecia e já fiquei curiosa com a leitura.

Cabine de Leitura

Pra começar o livro é lindo de morrer, normal vindo da Darkside, depois que enredo é esse?! Apesar do gênero requerer um pouco mais da minha atenção
acredito que é uma leitura que vale a pena. Anoto a dica e espero poder ler.

Beijos
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

Raíssa Zaneze

Olá! Eu já havia lido outra resenha desse livro e a sua só me fez ter mais vontade de ler esse livro. A edição é maravilhosa e a história parece ter uma premissa maravilhosa. Gostei do fato de você citar ser uma série, não sabia disso e adorei. Gosto de séries haha
A resenha ta incrível e as fotos lindas. Parabéns, beijos

https://almde50tons.wordpress.com

Lucy

Oi, Mari!
Gostei da trama, estou imaginando o motivo para ser uma série, já que o livro não é centrado apenas em um personagem principal e parece ter começo, meio e fim. Uma boa dica de leitura!
Bjos!
Lucy – Por essas páginas

Nerd Book\'s

Confesso que meu grande fogo n é nem ler esse livro, mas sim, tê-lo na minha estante. Essa capa é maravilhosa! A sua resenha está tão linda. Vc explica tão bem as características da história. Fiquei encantado. Parabéns.

Bruna Costabeber

Olá Mari,
Ainda não li esse livro, mas ele está na lista de futuras compras – e presentes, também!
Amei tudo o que você disse do livro, inclusive, sobre a complexidade da construção da trama. Fiquei intrigada para saber quais verdades passam a ser questionadas ao longo do livro e, óbvio, vou anotar a dica.
Beijos!

Cássia

Oi, Mari! Tudo bem?!

Eu estou doida para adquirir e ler esse livro (e torcendo muito pra que ele entre em alguma promoção na BlackFriday). Confesso que eu não estou acostumada a ler livros de ficção científica, mas todo mundo está falando tão bem da história que eu quero arriscar.

Fico feliz em saber que a leitura te agradou tanto! Mal posso esperar para fazer parte dessa tripulação!

Beijos e bom fim de semana <3

Barbara Mazzo Cabalero

Oi.
Não é o gênero de livro que costumo ler, mas gostei de algumas coisas que você destacou, como o fato de que os humanos não são os super heróis que salvam tudo.
Acho que é uma boa pedida para eu começar a ler mais o genero.
Adorei a resenha.
Beijos.

Eli - Leitura Entre Amigas

Oie!
Gosto de conhecer narrativas diferentes, e esse livro parece ser bem criativo, gosto quando os autores desensolvem bem os personagens, e apesar de ser um livro que não faz muito o meu gênero, fiquei interessada, principalmente por nos fazer questionamentos pertinentes.
Parabéns pela resenha!

Beijos,
Eli – Leitura Entre Amigas
http://www.leituraentreamigas.com.br/

Erika Monteiro

Oi Mari, tudo bem? Pelas resenhas que tenho lido esse livro é simplesmente incrível. A capa dele chama muita atenção é tão bonita e ao mesmo cheia de mistérios. Fiquei curiosa para conferir o livro por dentro amo páginas temáticas. Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika =^.^=

Lara xavier

Ola, esse livro pra mim só tem a capa linda pois nada me atrai para fazer a leitura. Esse livro não faz parte do meu genero literario mais sempre bem ficar sabendo de livros assim vai que eu um dia der a louca e decidir ler uma ficcao cientifica

fabio

Olá!
Já havia visto uma video-resenha desse livro, e desde então venho procurando uma promoção boa para comprar. Não gosto de sci-fi, mas esse em particular chamou minha atenção. Espero ter uma experiência tão boa quanto a sua!

Abraço,
lupiliteratus.blogspot.com

Ádina Oliveira

Oie, Não conhecia o livro mais me encantei só de olhar a capa, agora quero ler o livro para saber se ele é tão lindo quanto a capa. Bjos

Kênia Cândido

Oi Mari.
Com uma edição tão caprichosa e uma história envolvente não resta nenhuma dúvida para enriquecer a biblioteca particular. Dica anotada principalmente sabendo a edição vale cada centavo para tê-la na coleção.
Bjos

Livros & Café

Oi, tudo bem?

Eu já vi muito esse livro pelo Instagram, mas nunca tinha lido nenhuma resenha dele. A capa é linda, e agora que descobri mais sobre a obra, fiquei com muito interessada na leitura. Vou tentar comprar agora nessa Black Friday, mas como tenho outros livros que quero, vou ver se consigo. Adorei a resenha e obrigada pela dica!

Ana Paula Medeiros

Oi! Eu amo o gênero de ficção científica e esse livro já está na minha lista faz tempo. DarkSide sempre arrasando nas publicações e fiquei encantada com essa premissa
Sua resenha está impecável! Beijão

Nina Tavares

Oi, tudo bem?
Acho esse livro lindíssimo! Aliás a Darkside sempre capricha muito nas suas publicações, e só o visual já é de encher os olhos. Mas o melhor é que, pela sua resenha dá para perceber que o conteúdo tbm é muito bom!
Bjs!

Camila França

Oiii flor, tudo bem?
Eu ainda não conhecia essa história mas por ser da DarkSide nós já sabemos que arrebenta né? kkkkk 🙂
Apesar de eu n gostar de ficção científica fiquei com vontade de conhecer mais essa história. Vou pesquisar mais sobre ela. Obrigada pela dica! 🙂

wpDiscuz