08
05
2017

Opiniões Sinceras Quanto às Leituras no Blog?

Hoje venho conversar com vocês sobre as opiniões que exponho aqui no blog. Como vocês podem perceber, muitos dos posts por aqui são sobre as minhas leituras. Quando comecei o Pequenos Retalhos, um dos motivos foi para que eu compartilhasse minhas opiniões sinceras sobre os livros que leio.

Eu leio muitos livros. Sou uma leitora relativamente rápida. Por isso, consigo trazer várias leituras aqui para dividir com vocês. Além disso, sou aquele tipo de leitora eclética. Leio vários gêneros literários. Essa é a razão para vocês encontrarem livros de romance, fantasia, distopias… Enfim, vários estilos. Livros bem populares e outros que poucas pessoas conhecem. Livros em português e em inglês também. Físicos e em ebook.

Por eu ler tanto, claro que nem todas as leituras vão atender às minhas expectativas. Não dá para ler só livros que eu vou amar. Vou acabar lendo livros não tão bons assim. Outros que vão me decepcionar. E isso é absolutamente normal.

Eu tento, toda vez que escrevo sobre um livro novo aqui no blog, expor minhas opiniões da maneira mais sincera possível. Sempre que possível, exponho os pontos fortes e os pontos fracos, os positivos e os negativos. Essas são, claro, minhas opiniões pessoas e nem todo mundo vai concordar comigo.

Não gosto de escrever críticas negativas. Mas como eu coloquei no post sobre A Promessa da Rosa, também não posso ignorar quando uma leitura me incomoda. Com o livro em questão, fiquei mais chateada ainda, já que se trata de uma autora nacional.

Não que autores nacionais não errem em suas obras, mas acompanho a luta que é ter um livro publicado no Brasil. Parece que supervalorizamos o que vem de fora, sem dar o devido valor para a produção nacional. Parece que expor pontos negativos sobre um livro de alguém assim é dar um tiro no pé. Mas não é. Aliás, algumas críticas negativas deixam as pessoas ainda mais curiosas a respeito do livro.

Assim, eu tento sempre ser sincera em minhas opiniões. Sei que pode parecer que eu não gosto nunca de livro nenhum, mas isso não é verdade. Se vocês passearem pelos meus posts literários, logo vão perceber que falo sobre muitos livros que me surpreenderam de forma positiva.

Então, esse é o meu compromisso com vocês, leitores do Pequenos Retalhos. Sempre que entrarem aqui, terão opiniões sinceras sobre os livros que leio. Tanto faz se eles vierem de parcerias ou se tiverem sido comprados com meu próprio dinheiro. Esse blog foi criado com esse objetivo e não vou desviar dele.

Espero que vocês se sintam à vontade para ler e deixar seus comentários, inclusive aqueles que divergirem das minhas opiniões. Vamos discutir de maneira construtiva. Eu amo conversar!

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Oscar Calixto
A verde é um bem indissociável do caráter de uma pessoa. Vivemos momentos difïceis. Escrever romances é algo extremamente difícil. Falar sobre, é mais difícil ainda, principalmente quando se tem alguma cultura. Eligios normalmente são vazios e nunca levou ninguém a lugar algum. Deixe sua marca! Registre seu nome com a verdade sobre o que fala… Sem ser cruel, evidentemente… porque há pessoas que, no exercício da verdade, acabam executando atos de crueldade… a verdade nada tem a ver com isso e pode ser leve… Se considerares sempre que estás a avaliar horas de empenho de um ser humano que… Ler mais
Beatriz Cavalcante
É sempre difícil expor nossa opinião na internet, né? Já vi muita briga de autores e blogueiros por conta de resenhas negativos e acho isso muito infantil. Se você publica um livro você deve aceitar que vai ter gente que vai amar e odiar, então é preciso saber lidar com isso. Como também já vi esse tipo de coisa acontecer com parceria entre editoras também e acho tão chato. Eu sempre gosto de falar o que eu realmente achei do livro independente se o resultado for positivo ou negativo. Espero que continue dando sua opinião sincera por aqui porque eu… Ler mais
lilian farias
Desculpe, fiquei confusa, as pessoas te retalharam por que você não gostou do livro A Promessa da Rosa? Se você não gostou, tem que dizer. Não gosto do termo ‘crítica negativa’, gosto de ler resenhas com análises com bases teóricas, mas tem gente que gosta de ler apenas uma opinião e outros o lado positivo e negativo do livro, mas não acredito que em nem um desses casos seja necessário agressividade. Se você não gostou, tem que dizer mesmo, você não tem que criar blog pra alimentar ego de ninguém. Outra coisa, isso também vale para o blogueiro, que acha… Ler mais
Andrea Morais

Mari, minha linda, parabéns pela honestidade! O blog é seu, as leituras são suas e o seu compromisso com os leitores e seus próprios princípios a obrigam a ser sincera e isso não é nada errado! Você está certa, continue assim, fazendo o seu trabalho de maneira correta e construtiva. Li a resenha de A promessa da Rosa e só porque o livro é nacional, não significa que você deve deixar de lado os erros que ele tem, e com livros internacionais também! Suas críticas sempre são construtivas, espero que continue assim! =)

Oscar Calixto
A verde é um bem indissociável do caráter de uma pessoa. Vivemos momentos difíceis. Escrever romances é algo extremamente complicado. Falar sobre, é mais difícil ainda… Principalmente quando se tem alguma cultura. Elogios normalmente são vazios e nunca levou ninguém a lugar algum. Deixe sua marca! Registre seu nome com a verdade do que está falando… Sem ser cruel, evidentemente. Porque há pessoas que, no exercício da verdade, acabam executando atos de crueldade… A verdade nada tem a ver com isso, e pode ser leve, antes de tudo… Se considerares sempre que estás a avaliar horas – por vezes meses… Ler mais
Camila de Moraes
Olá! Eu me identifico muito com esse post, acho que devemos sim expor nossas opiniões sobre nossas leituras, mas acho que o que muita gente não entende ou não sabe como fazê-lo é dizer algo ou criticar de forma que use o bom senso e sem desrespeitar ninguém. Já tive oportunidades de ler resenhas em blogs, no Skoob e na Amazon que além de não acrescentarem em nada, foram de extremo mau gosto. Então defendo a crítica e acho super válido quando bem feita. Afinal o que é bom pra você, pode não ser bom pra mim e assim podemos… Ler mais
Clayci

Eu desconfio de resenhas que só elogiam a obra, sério.
Eu geralmente só resenho leituras que me agradaram, mas nem sempre isso é possível.
Tem livros que não gosto e falo mesmo, mas não com a intenção de denigrir a imagem do autor/a… =/
Eu amo resenhas sinceras.. Até porque se eu realmente quiser ler algo, não sera apenas em uma resenha que vou me basear. Vou querer tirar minhas próprias conclusões a respeito <3

Cidália

Você está super certa, tem mais é que continuar sendo sincera nas suas impressões. Mesmo porque, tenho certeza de que você não se sentiria bem mentindo nas resenhas. Não li “A Promessa da Rosa”, então não tenho nenhuma opinião sobre a leitura. Concordo, a crítica negativa aguça a curiosidade do leitor.
Beijos!

Lorraine Faria

Você está é certíssima! Tem que mostrar a opinião sincera mesmo, que pode ser diferente ou não daquele que le o blog! em geral eu não gosto muito de gongar por gongar alguma coisa, se eu não tiver absolutamente nada de bom p falar, acabo evitando a fadiga e nem faço post… agora quando gosto, mas com ressalvas, dou minha opinião sincera e pronto 😉

Beatriz Andrade

Eu acho que temos sempre que falar a verdade e nós, blogueiros literários, temos que dizer se gostamos ou não do livro mas sempre com respeito. Vejo muitas resenhas negativas falando muito mal do autor, do livro, da editora, mas sem tem uma base, sem que a pessoa mostre onde que não gostou. É um direito dela fazer a resenha como ela quiser, mas acho legal para os leitores do blog a pessoa mostrar os pontos que a incomodaram.

Dai Castro

Sinceridade sempre!
Sei que é muitas vezes, difícil dar opiniões que possam gerar algum tipo de polêmica, mas acho que a verdade deve prevalecer sobre tudo isso, já que somos produtores de conteúdo e temos respeito ao nosso público, seja ele um ou um milhão, né?
Eu adoro as suas resenhas sempre vejo muita sinceridade e por isso amo!
Beijos :*

Inês

Em tudo na vida temos de ser verdadeiros, o mundo já está cheio de falsidade.
Se não gostou de um livro, claro que tem de dar a sua opinião verdadeira. Primeiro não se pode agradar a todos, depois penso que é bom para quem escreve saber que há quem não gostou.

Luísa Aranha

As opiniões sinceras são as mais importantes para os autores, mesmo que os mesmos não enxerguem isso. Não vejo uma crítica nunca como negativa, mesmo que seja de alguém que não gostou do que leu. Gostos são pessoais, opiniões também… Então sempre prefiro uma opinião sincera que um elogio vazio.

Bjos

Bruna Morgan

Parabéns por se comprometer a escrever resenhas sinceras! É isso que eu espero quando entro em um blog literário *-*

Sávio França

Olá!
Acho que todo resenhista precisa ser sincero na hora de falar sobre um livro, mesmo porque acabamos influenciando os leitores a lerem determinados livros. Acho que não precisa acabar com o livro, mas apontar os pontos positivos e negativos. Dessa forma, vai caber aos leitores se vão querer ler ou não a obra resenhada.

Abraço!
http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

Michele Lima

Oi Mari!! Eu acho que as pessoas precisam entender que cada um tem uma opinião e não gostar de algo num livro não é o fim do mundo. Afinal, a função dos nossos blogs é justamente dar nossa opinião, né? Discordar faz parte, eu mesma amei A promessa da Rosa, mas super entendo o seu ponto de vista. Acontece, o importante é vc seguir em frente sempre <3

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Luana Regina S. Alves

Olá!
Acho que você está certíssima. Essa transparência fideliza leitores. Do que adianta encher de elogios vazios uma obra? Se alguém decidir lê-lo por conta da sua resenha e se desapontar, pode não voltar nunca mais para saber sua opinião. E outra, seria desonesto contigo, com a sua verdade.
Afinal, não somos obrigadas a nada.
Amo sua sinceridade.
Bjss
Luana

Fábrica dos Convites
Oi Mari, com exceção de ler em inglês, eu e você somos parecidas em termos de leitura. É mais do que óbvio que nem tudo que lemos vai ser bom, ou mesmo que aquele livro que adoramos de paixão vai cair nas graças de outra pessoa. Mas acho muito importante para quem possui blog e posta suas resenhas sobre leituras que fez, a sinceridade. Claro que é preciso respeitar o trabalho de autores, editores e todos envolvidos em um livro, mas isso não nos obriga gostar dele. Quando leio um nacional, também fico triste de ter que escrever que não… Ler mais
Aline Belloni

Acho que a sinceridade em relação aos livros que lê é mais do que importante, seja ela positiva ou não. Nem tudo nos agrada e as pessoas precisam entender isso. Eu sempre sou sincera em relação a isso, aliás não tem coisa mais irritante que falsidade em resenhas.
Enfim, continue com seu ótimo trabalho <3

Luan Henrique

Olá,

Sinceridade para mim é tudo, se eu visito um blog para ver uma resenha sobre algum livro eu espero que a opinião da pessoa seja verdadeira sobre aquela obra. Cada pessoa tem seu senso crítico e é isso que torna tudo diferente e válido. Eu posso achar um livro maravilhoso enquanto outra pessoa não, são valores e cargas ideológicas que cada um leva em sua bagagem que irá influenciar na sua percepção enquanto leitor durante a leitura e claro, gerando uma influência no resultado do final de sua avaliação enquanto leitor.

Amei o post, parabéns!
Beijos 🙂

Grazielli

Oie amore,

É ser blogueiro não é nada fácil… colocar a cara a tapas… enfrentar o que vier…
Concordo com você… nem sempre as leituras são positivas… e acho correto ser sincera a respeito de sua opinião…
Acho que está corretíssima em seguir com seu blog assim…!

Beijoka!

Hoje é dia de livro

Concordo com tudo que você escreveu, principalmente na parte da valorização de nossos autores nacionais, mas já vejo uma diferença nesse ponto e torço para que essa valorização só aumente com o tempo!

Gisele

Oii simplesmente arrasou no texto, adorei cada palavra que falou e concordo sobre essa valorização do que vem de fora, o Brasil é um país ainda muito colonizado,e isso não acontece só na literatura, outras artes tbm sentem isso como o cinema nacional. Adorei saber que lê livros e inglês e fiquei curiosa sobre isso, faço letras inglês e estou sempre lendo em inglês e as vezes fico insegura de postar no blog certos livros que não são muito conhecidos, mas eu comecei a postar, e textos como o seu me ajudam muito.

Gaby Marques
Oii Mari, tudo bem? Adorei o post!! Sinceridade acima de tudo. Criamos um blog para expor nossa opinião sobre o que lemos, e nem sempre a opinião é positiva. Impossível gostar de todos os livros, não é mesmo? E quando eles nos incomodam, temos que falar também. Nem só de leitura positiva sobrevive um leitor, nem um blog. Algumas pessoas não entendem isso, e acabam ofendendo o blogueiro, o que é muito desrespeitoso. Se escrevemos um post, com nossa opinião, sem ofender o autor, explorando os pontos negativos e positivos… bem, as pessoas só precisam respeitar. Gostei que abordou esse… Ler mais
Carolina Ramires

Olá!
Adorei a sua sinceridade na postagem! Eu também tento ser o mais sincera possível nas minhas resenhas, e às vezes fico um pouco receosa em fazer isso com autores nacionais, principalmente por termos bastante contato com eles. Mas sempre opto pela verdade.
Beijos.

Jo Scarreiro
Super concordo com teu post, eu tbm sempre falo a verdade e doa a quem doer. Obvio que não vou denegrir a imagem do autor ou da editora, claro que nao, mas se eu nao gostar do livro eu falo que nao gostei e mostro porque eu nao gostei… ngm é obrigado a aceitar minha opinião assim como eu tb nao sou obrigada a engolir livro nenhum. E eu acho que a gente que tem blog tem mais é que ser sincera msm pq somos formadores de opinião e a nossa resenha ´pode influenciar ou nao a alguem comprar um… Ler mais
Suelen fernandes

Olá!
É sempre difícil falar negativamente de um livro, como leitoras assíduas queremos sempre trazer o melhor. Mas não podemos falar mentiras e se algo te incomoda é seu dever expor, claro que com respeito e sempre avisando que é a sua opinião. Não vejo problema nisso e como formadoras de opinião devemos ser o mais sincera possível. Adorei você escrever o que pensa e esclarecer se alguém ficou na dúvida.
Beijinhos!

Milena

Olá!
Acho que nossa missão como blogueiras é expor nossa opinião, seja ela positiva ou não. A literatura é também uma arte e não seremos justas conosco se falarmos de algo que não sentimos.

Beijo

Mirela Paes
Nunca é fácil dividir sobre algo que não gostamos. Primeiro, que nem sempre todo mundo entende. Segundo, que as vezes a gente fica tão envolvido, que pode até não explicar muito bem os motivos. Ou, em terceiro: faz AQUELE desabafo, mas sempre vai ter gente para vir aqui e criticar. Infelizmente é assim para tudo, o que muitas pessoas esquecem é que somos diferentes umas das outras e nem sempre vamos gostar de tudo. É doloroso para um autor quando falam que não gostaram daquela história? Com toda certeza sim. Mas ele tem que lembrar que antes de ser autor,… Ler mais
Amilton Júnior

Leitura é uma aventura pragmática, por ora nos leva a lugares incríveis outrora nos causa agonia para nos livrarmos logo daquela “prisão”. Mas o legal mesmo é perceber os diferentes tipos de vista e os variados modos de se contar uma história. Como você falou, infelizmente no Brasil existe grande preconceito para com os autores nacionais, isso porque a maioria dos brasileiros desvaloriza a própria cultura, o que é lamentável. Parabéns pelo seu blog, cheio de beleza e muita qualidade!

wpDiscuz