Você já viu por aí aquele bendito meme Raiz vs. Nutella. Aquele que diz que qualquer coisa raiz é muito mais bruta e real do que a mesma versão Nutella. Basicamente, algo raiz é aquele mais antigo, que sabe todos os detalhes e o algo Nutella é o modinha. O meme tem várias versões onde você pode entender o que é um leitor raiz, que só lê clássicos, em comparação com o leitor Nutella, que lê todas as séries que estão sendo lançadas. Ou o que é ser criança raiz, que brincava na rua, e criança Nutella, que fica só no video game. E temos, claro, a versão com o fã.
Sinceramente, achei o meme bem bobo. Mas algumas versões são até bem engraçadas. Conforme o meme foi virando febre, algumas versões acabaram virando uma maneira de algumas pessoas se sentirem melhor do que outras. Foi aí que surgiu a versão do fã raiz vs. o fã Nutella. E vou confessar, isso me incomodou bastante. Principalmente porque é algo que vem me deixando inquieta há algum tempo.
Ser fã quer dizer amar alguma coisa. Pode ser um filme, um livro, uma série… Mas conforme a gente vai se envolvendo com a comunidade na internet, vai percebendo que tem gente colocando requisitos. Em alguns casos, para ser fã, você precisa passar por um teste de conhecimento. Não é suficiente gostar daquilo. É necessário que você saiba tudo sobre o assunto. E ai de você se errar. Vira piada. E eu fico pensando… Por que?
Ser fã devia ter a ver com paixão. Aquele sentimento que faz você querer ler e reler o mesmo livro. Aprender mais sobre o assunto, também. Mas não ter que memorizar tudo, como algumas pessoas na internet querem fazer parecer. Não entendo a finalidade de se tirar toda a leveza de ser fã.
Por isso, se você ama alguma coisa, ame-a do jeito que você quiser. E só isso já te faz fã. Não se deixe levar por gente que diz que você tem que assistir todas as temporadas. Que tem que saber o nome de todos os atores. Se você quiser, aprenda mais sobre o assunto. Respeite tudo o que faz respeito ao filme, livro ou série que você tanto gosta. Respeite os fãs que demonstram sua paixão aprendendo todos os detalhes. Mas não acredite que essa é a única forma de ser um bom fã. Quem decide como gostar de algo é você. Não desrespeitando nenhum dos aspectos e entendendo que cada pedaço da história faz parte daquilo que você ama, a decisão é sua.
A única regra para ser um bom fã é amar aquilo do que se diz ser fã. Ponto final.
Siga-me por aí:
Twitter | Facebook | Instagram
Devo dizer que amei tanto o post que compartilhei na página do blog! Penso exatamente isso. Se você ama tal coisa seja filme, série, personagem – o que for, porque diferenciar quem sabe mais ou menos… Acho horrível quando apontam um “poser”. Até porque aonde tá escrito que só é fã quem sabe todas as falas de tal filme, ou só quem sabe sobre a vida dos diretores e produtores de tal coisa. A galera devia se juntar e compartilhar o amor em conjunto sobre aquele tema em questão, e não ficar dividindo em quem é ou não de “verdade”.… Ler mais
Obrigada por compartilhar o post, fico feliz que gostou do texto! 😀
Texto muito bom. Acho um saco quando digo que sou fã de alguma coisa mas para isso eu preciso ser phd no assunto ou coisas desse tipo. Além da ideia que as pessoas tem de que se vc é fã de determinado assunto vc é idiota. Enfim, amei o texto
Que bom que eu consegui explicar bem, porque acho que as pessoas deviam pensar sobre o assunto!
Olá! AMEI teu post! Acho que ser fã é tipo relação de amor com a coisa… Mas tem várias formas de amor, e nenhuma delas é a “certa” ou “errada”… Eu mesma me considero fã de várias coisas, mas não sou daquelas mais stalker, tipo, por exemplo, com bandas, saber tudo o que tá acontecendo com os membros e tal…. É amor pela música e não pelos integrantes de banda, que as vezes são bem babacas kkkkkkkkkk
bjs
http://www.vintageandgeek.com.br
Bem isso, não tem que ter regra!
Oi! Gostei muito do que você falou! Se formos ver, muita gente se torna raiz depois que foi Nutella, pois acaba gostando. Então acaba que conhecer algo e se tornar fã, de qualquer maneira, é bom. Então, no final das contas, não existe isso de Raiz e Nutella, e ninguém é fã proprietário da obra ou do autor (como vejo muita gente fazendo, parece que só a pessoa é fã daquilo rs). Que os Fandoms aumentem cada vez mais, todos são bem-vindos!
Pois é, é como eu me sinto também!
Achei legal o a maneira que você abordou o assunto. Acho que ser fã é algo que cada um faz a sua maneira e que devemos desmerecer a maneira que cada um demostra seu amor por determinada coisa.
obs: Achei linda a foto que ilustra o post.
Obrigada! E fico feliz que gostou da foto, eu ainda tô aprendendo a tirar, mas essa eu gostei bastante do resultado!
“A única regra para ser um bom fã é amar aquilo do que se diz ser fã. Ponto final.” digitando com os pés porque com as mãos estou aplaudindo.
Adorei seu ponto de vista e concordo MUITO!
Não preciso ser wikipédia, não preciso ter mil produtos, basta amar!
NÉ??? Que bom que consegui explicar meu ponto de vista! 😀
Concordo absolutamente com você! Acho um saco ter que ficar provando ser fã de alguma coisa, defender um doutorado pra explicar que conheço. Parece uma coisa tão início dos anos 2000 chamar os outros de poser! Hahaha quanto mais gente consumir melhor, oras.
Sim, mais gente consumindo, mais conteúdo sendo produzido, mais fãs chegando!
Eu adorei seu texto, Mari! Muito bem colocado.
As pessoas estão tão chatas ultimamente que implicam até na maneira de você ser fã/gostar/amar alguma coisa. Existem pessoas que são fascinas e pesquisam muitas coisas quando gosta de algo, e já outras não são assim, né? Elas simplesmente amam (eu sou dessas HAHAHA).
Não existe maneira certa de amar e vamos fortalecer isso cada vez mais <3
Sim, vamos ser fãs, vamos amar o que quisermos e pronto!
Esse Meme me pareceu bem divertidinho no começo, mas depois começaram a surgir algumas versões bem preconceituosas mesmo e ai, perdi completamente a paciência!
Acho que muita gente deveria ler esse texto para se conscientizar de que cada um gosta de algo como quiser. Não tem que haver uma regrinha, acho que o que nos torna fã de algo, é um sentimento que vem de dentro e não necessariamente ser uma enciclopédia sobre o assunto. Se quiser ser também, tudo bem, mas acho muito chato esse tipo de “competição” e julgamentos..
Beijos!
Exato, não é competição, né? Vamos parar com isso!
Eu detesto esse meme de raiz x nutella, porque tanto um lado quanto o outro só serve para estereotipar a pessoa ou o que estão falando e muitas vezes é feito até para ofender, sabe? Eu achei beeeeem chato. E concordo completamente com tudo que tu disse sobre ser fã. Apesar de que ser fã é diferente de gostar. Fã vem de fanático né, então meio que a pessoa não tem que sair por ai dizendo que é fã de algo que não sabe nem o que é. Mas aí também não acho que tenha que ter patrulha do fã!… Ler mais
É gostar mesmo, se interessar… Mas não devia ter cobrança, nem requisitos, né?
Mais uma publicação que todos deveriam ler..
Ser fã é gostar, amar.. e pronto<3
Não é mesmo? Muita regra por aí, o importante é amar!
QUE POST FANTASTICO!
Esse post é leitura obrigatoria para todas as pessoas, de verdade. Ser fã hoje em dia requer muito esforço, não porque você quer entender, mas sim por causa dos pseudofãs que cobram que você deve saber tudo, nós meio que nos obrigamos a saber para nos sentirmos parte de tudo ou entender as referencias, mas é tudo tão mais simples, como você falou, aproveitar a leveza de ser fã! AMEI AMEI!
Parabéns pelo post!
Não sei porque tanta gente coloca regras para falar que é fã de alguma coisa e se esquece do que é realmente importante!
Muito bom esse texto Mari! Acho tão boba essa competição pra ver quem é mais fã. Eu me considero fã de Harry Potter porque foi a série de livros mais mágica pra mim e que causou mais impacto em mim enquanto leitora (e pessoa também). Tenho um carinho enorme pela história, mas li os livros há anos e já esqueci de várias coisas. E não acho que isso me torne menos fã que alguém que saiba praticamente de todos os detalhes. Assim como não acho que quem é fã por ter somente visto os filmes é menos fã do que… Ler mais
Sim, Ju, é bem o que eu penso! Que bom que mais gente pensa assim! <3
Beijos
Eu me sinto assim como se não fosse fã de Star Wars o suficiente, porque os fãs que eu vejo por aí sabem tudo sobre o universo espandido e eu acho que sei muito poico em comparação. Eu tento sempre comhecer mais, mas não dá para se aprofundar tanto em tudo o que a pessoa gosta. Eu quero poder ser fã de uma coisa, só por gostar mesmo, sem obrigações, assim sobra mais espaço para gostar de outras coisas.
Ser fã é gostar, Aline! Ninguém tem que saber tudo para ser fã, então pode deixar de sentir que não é fã suficiente, ok? 😉
Universo expandido *
Oi, Mari! Eu concordo tanto com cada palavra que você disse no texto. De verdade. É um saco isso de competição pra ver quem gosta mais, né? Principalmente quando a gente gosta de universo geek, sendo menina, pois alguns meninos te pedem até a cor da cueca do cara da banda/filme pra validar que você realmente gosta. Eu acho que se a gente gosta, independente do grau de ser fã de algo, já é o que conta. Se ouvir uma música, ler um livro ou assistir tal filme me traz paz, eu já sou fã disso, independente de saber tudo… Ler mais
Não é? A gente não devia ter que passar por um teste para ser declarado fã!
EU ESTAVA PROCURANDO UM POST QUE MOSTRASSE A MANEIRA CORRETA PARA VOLTAR A SER FÃ DE MINHA CANTORA FAVORITA MAS ESSE POST ME DEU UM CHOQUE DE REALIDADE⚡ EU CONCORDO COM TUDO❤️ SER FÃ É AMAR COM ADMIRAÇÃO ✨