17
11
2017

Tash e Tolstói – Kathryn Orsmbee

Uma das primeiras coisas que me chamaram a atenção em Tash e Tolstói foi a capa do livro. A ilustração e a combinação de cores são bem diferentes do convencional. Quando a Ed. Seguinte começou a divulgar a história, o livro logo entrou para a minha lista. Isso porque a personagem principal, Tash, se identifica como assexual. E são poucas as obras literárias que se dispõe a retratar um personagem abertamente assexual. Aliás, existe muito tabu em cima da assexualidade, inclusive pessoas que negam a sua existência. E a representatividade é algo muito importante, por isso quis ler mais sobre Tash.

Título Original: Tash Hearts Tolstoi
Autor: Kathryn Ormsbee
Editora: Seguinte
Páginas: 376
Adicione: Skoob | Goodreads

A História de Tash e Tolstói

Tash tem um canal no Youtube. Ela está produzindo uma websérie chamada Famílias Infelizes, uma adaptação contemporânea de Anna Kariênina, de Liev Tolstói. Se você ainda não conhece, a produtora Pemberley Digital ficou conhecida na internet ao lançar “The Lizzie Bennet Diaries“. A ideia é bem parecida. De uma hora para outra, a websérie de Tash viraliza após uma vlogueira famosa citar a websérie.

A partir daí, Tash tem a difícil tarefa de continuar produzindo sua websérie e lidar com essa fama. Além disso, sua vida familiar está virando ao avesso. Sua irmã mais velha está indo para a faculdade e uma novidade de seus pais vai abalar as estruturas familiares.

Além disso, o fato de que seu canal de repente tem muito mais inscritos e visualizações traz mudanças em relação à sua equipe, em especial seus melhores amigos e vizinhos, Jack e Paul. Tash deverá então administrar sua vida pessoal, a profissional e tomar importantes decisões acerca de seu futuro.

Conhecendo Tash e Sua História

Relacionamentos são complicados por si só. No caso de Tash, há ainda mais um fator a ser considerado. Tash se identifica como assexual heterromântica. Isso quer dizer que ela não sente atração sexual por outras pessoas apesar de se sentir romanticamente atraída por membros do sexo oposto. E por ser uma sexualidade que não é discutida e não tem tanto espaço na mídia, Tash acaba causando um certo incômodo em quem não quer entender. E infelizmente, sofre por isso.

Eu gostei bastante da história. Achei que os personagens foram bem construídos e que as tramas foram bem desenvolvidas. A leitura flui fácil e envolve, o que faz com que seja uma leitura rápida. Porém, fiquei um pouco frustrada com a abordagem superficial do tema. Mas ao mesmo tempo entendo que a intenção da autora era criar uma personagem assexual que não fosse definida por sua assexualidade. Só que, já que é uma característica da personagem, por que não aproveitar para trazer a discussão à tona de forma mais profunda?

Também acho que outras sexualidades poderiam ter sido mencionadas no livro, o que quase não acontece. No fim, é uma boa história e um diferencial importante na sua personagem principal, mas que tinha potencial que não foi bem aproveitado.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

 

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Blog Dois Pernods

Mari, vir ao seu blog é sinônimo de encontrar postagens de nível e de muito bom gosto! Adoro suas escolhas para leitura. Muito interessante o mote, muito interessante o trecho que você fala como a personagem se identifica… Inteligente quando autores colocam como as personagens se vêem ou se apresentam. Vou anotar aqui esse título porque fiquei um pouco curioso. Obrigado pela contribuição literária e pela excelente resenha – como sempre!

Larissa Dutra

Olá, tudo bem? Nossa, parece ser uma obra muito interessante, principalmente pelo fato de abordar um tema considerado tabu. Adorei tua resenha e fiquei curiosa pra ler o livro!

Beijos,
Duas Livreiras

Yasmim

Olá, tudo bom?
Nossa, eu também nunca li nada sobre assexualidade, nem com protagonistas assim… fiquei bem curiosa pra saber como será essa história! Gostei de ter youtube envolvido, dá pra identificar mais hahaha adorei suas impressões!
Beijos, Yasmim.

Blog: https://literarte.blog.br/
Canal: https://www.youtube.com/blogliterarte/videos

Isa Nonemacher

Logo quando vi a capa ja me apaixonei por ela tb. Ela tem alguma coisa nela que nos fascina, né? Adorei uma personagem assexual, nunca tinha visto e acho que a discussão é ótima sim, ja que isso é um tabu e tem que ser desconstruído. Adorei sua resenha, me fez querer ler o livro hoje hahaha

Beijos
Isa Nonemacher

kelly Potter

Poxa… estava achando a estória muito interessante, mas saber que todo o potencial desta estória não foi bem aproveitado decepciona um pouco, dado ao tema polêmico que se trata.

Maria Eduarda

Olá, tudo bem?
Só com essa resenha eu ja quero muito ler o livro hahaha
Nunca li nada onde a personagem é assexual, gostei bastante da ideia desse livro pois além disso, mostra como a personagem irá lidar com a fama.
Beijos!

Aline Coelho

Uma pena que a história não foi desenvolvida ao ponto que que poderia. Acontece nas melhores família. Mas de uma forma geral a leitura me pareceu positiva para vc né!?
Não é muito meu estilo de leitura mas gostei de conhecer um pouco mais desse enredo.

Leituras, vida e paixões!!!

Stephanie Ferreira

É uma pena que o tema não foi bem aproveitado, porque eu fiquei curiosa de ter uma personagem youtuber com uma característica tão diferente.

Beijão,
Quase Mineira

Morgana

Que bacana esse livro Mari, fiquei bem feliz de saber a sua opinião e é realmente bom vermos a qualidade de cada personagem e achei o máximo, quem sabe futuramente eu daria oportunidade, mas não sei ainda, tem alguns pontos que não me agradariam a ler.
Beijinhos

sara Kerolen

oii tudo bem ?
eu vi esse livro varias vezes mais nunca vi a sinopse depois de ler sua resenha acabei ficando curiosa e irei procurar o livro pra comprar gostei muito da dica.

bjdd

Nilda de Souza

Quando você disse que a personagem é assexual logo me interessei, pois acho que não li nenhum livro com personagens assim. Uma pena que o livro não aborda com profundidade. Mas mesmo assim vou anotar a dica, pois adoro expandir meu universo de leitura. Ah, também achei legal questão do canal. O interessante é que ela mostra famílias infelizes. As pessoas tão sempre tão focadas em mostrar o lado felizes de suas vidas. Bem contemporâneo essa questão.

Beijos

Wellida Danielle Santos
Olá, tudo bom? Ao começar a ler sua postagem e me deparar com a informação que Tash era assexual, eu imediatamente o coloquei na minha lista. Nunca li nenhum livro com um personagem assexual e acredito que seria uma leitura interessante, ainda mais para eu entender mais sobre o assunto. Assexualidade ainda é um tabi e muita gente acredita que não exista, como você colocou, o que faz com que essa leitura seja ainda mais importante. Gostei muito da capa, totalmente fofa (e espero que tenha sido criada a partir da história). Além disso, a premissa é muito boa e… Ler mais
Kamila Villarreal

Olá!

Já li algumas resenhas desse livro e gostei bastante do que li, ainda mais retratando temas tão importantes que são poucos discutidos em nossa sociedade. Adorei a resenha e as fotos!

Barbara Mazzo Cabalero

Oi.
Não conhecia o livro, mas gostei da proposta do enredo. E gostei da sua resenha, só tem um ponto que discordo: eu gosto quando os autores trazem o tema sexualidade como parte da vida do personagem e prefiro quando não tomam quase o livro todo abordando a temática. Mas, como eu precisaria ler o livro para formar uma opinião completa.
Beijos.

Thainá Christine

Eu já havia ouvido falar desse livro, mas nada com muita profundidade ou detalhes, pude conhecê-lo melhor através da sua resenha. Essa capa é linda, não é? Admito que, mesmo antes sem saber nada da história, já queria lê-lo por causa da capa. Só que como a lista é grande, acabei adiando a pesquisa sobre o enredo.
Mas gostei da história, fiquei curiosa. Apesar de que eu ache que um assunto sobre sexualidade tão importante e pouco visto por aí, mesmo não sendo o foco, deveria sim ser mais explorado, até mesmo para sanar a dúvida (e preconceito) de várias pessoas.

Milena Nones

Oi!
Achei o tema bastante interessante, nunca li algo parecido, mas fiquei beeeeemmm curiosa com a leitura! Dica anotada!

Camila de Moraes

Olá!
Ja tinha visto algumas resenhas sobre essa obra e lendo a sua continuo ainda não me identificando com a trama.
Não sei mas talvez seja mesmo o momento e a protagonista não me desperta a curiosidade. Porém gostei da forma como trouxe sua experiência sobre sua leitura.
Beijos!

Sávio França

Oi, Mari.
Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas já quero ler pra ontem. Gostei muito da temática, pois é algo que eu e muitos outros leitores não têm muito conhecido por se tratar de um tema pouco falado.
Dica anotada! 🙂

Abraço!

Lucy

Oi, Mari! Estou lendo esse livro atualmente e achei o começo dele mais paradinho. Não sei, parece que a história não se desenvolve… Mas vou persistir, quem sabe acabe gostando no final. Eu percebi que o tema assexualidade é negligenciado, acho que isso me desanimou um pouco.
Bjos
Lucy – Por essas páginas

Bruna Costabeber

Oi Mari,
Quis ler esse livro no momento do lançamento pelo mesmo motivo que você: a assexualidade de Tash. Acho que precisamos de obras que retratam essas pessoas que são tão mal representadas.
Fiquei intrigada para saber o que acontece no livro e curiosa para conhecer a trama. Vou tentar comprar logo.
Beijos

Cibele Gonçalves Morales

Amei a capa do livro também. Super diferente e linda.
Não conhecia a obra,nem a autora. Não é o tipo de leitura que eu goste,mas amei sua resenha e o modo que explicou os fatos.
Beijos <3

Ane Carol

Uma pena que a autor a não trabalhou bem o tema da assexualidade, acho que teve uma temporada de Malhação que tentou falar sobre o assunto se não me engano. Pela rua resenha achei o livro perfeito para quando querendo algo mais leve e ainda sim que nos divirta de certa maneira. Não conhecia o livro, mas leria se tivesse a oportunidade.

César Rezende

Adorei sua abordagem para a diversidade na ficção, você está bem ciente de que aquele traço (a assexualidade, neste caso) não deveria definir o personagem, mas se ela não é utilizada tanto, certamente até eu ficaria um tanto decepcionado ao ler o livro.

Vou adorar ler sobre, se você trouxer mais histórias (que devem ser difíceis de encontrar) com personagens assexuados, abordados de forma natural e respeitosa.

jaque reis

Oi tudo bem? aaah que resenha incrível e que blog lindo *-*
Adorei! Parabéns
Bjs

Ana Letícia

Olá tudo bem? Confesso que não conhecia o livro, mas cara a resenha chamou muito minha atenção, por se tratar de uma temática diferente e por ter uma personagem assexuada. Na lista <3

Kênia Cândido

Oi Mari.
Eu não tinha dado muita bola para este livro e gostei das informações que você deixou na resenha. Principalmente sobre os personagens serem bem construídos e a leitura do livro ser rápida. Adicionei na meta de leitura e parabéns pela resenha .

Bjos

Nati Rabelo

Oie!
Eu achei as características da história bem criativas! Não consigo me lembrar de nenhum outro personagem assexuado e trazer uma personagem assim pra esse meio de youtubers deixou tudo maia real. Curti.

Quel

Olá…fiquei curiosa para conferir também 🙂

Gostei bastante da resenha, parabéns!

Abraços

Erika Monteiro

Oi Mari, tudo bem? Achei a premissa bem interessante. Acredito que livros com temática assim chamem bastante atenção dos leitores. Eu mesma nunca tinha lido nada do gênero e fiquei curiosa para saber mais sobre a construção dos personagens e como eles se desenvolvem no decorrer da história. Gostei muito da indicação. Beijos, Érika =^.^=

Aricia

Nossa que interessante! Reparou como ela usou dois temas atuais, a explosão dos Youtubers e a relação da sociedade com os temas relacionados ao sexo. Eu não posso expressar uma opinião em cima desse tema tão delicado apenas por ler sua resenha, até pq eu nunca li nada desse tipo para comparar, mas confesso que despertou meu interesse e vou procurar com certeza.

Sussurrando Sonhos

Nossa eu nunca li nada que aborda esse tema, achei muito interessante e sei muitoo pouco sobre isso, e fiquei muito interessada nesse livro que eu não conhecia, amei a sua resenha e realmente vou anotar para ler, porque amo livros que aborda temas assim.

Muito obrigada, um grande beijo da Jhenny

ssurrandosonhos.blogspot.com.br

wpDiscuz