25
05
2014

Vamos conversar sobre Orgulho e Preconceito?

Orgulho e Preconceito é provavelmente o romance mais famoso escrito pela escritora britânica Jane Austen. Já foi transformado algumas vezes em séries de TV, sendo uma das mais conhecidas pela BBC, com o Colin Firth como um inesquecível Mr. Darcy e Jennifer Ehle no papel de Elizabeth Bennet bem como também possui adaptações cinematográficas, sendo a mais recente com a Keira Knightley no papel da Elizabeth Bennet e Matthew Macfadyen no papel do Mr. Darcy.

pride01

Outra adaptação que fez muito sucesso é a web série The Lizzie Bennet Diaries, que em formato de vlog foi contando a história de Orgulho e Preconceito de uma forma modernizada. A web série já chegou ao fim (os vlogs eram disponibilizados duas vezes por semana) mas todos os vídeos encontram-se disponíveis no YouTube.

O livro conta a história pelo ponto de vista de Elizabeth Bennet, filha de um proprietário rural que teve cinco filhas, ou seja, nenhum herdeiro para quem passar sua propriedade ou que pudesse cuidar das irmãs caso algo lhe acontecesse. Esse é um tema visitado várias vezes nos livros de Jane Austen, já que era uma realidade na qual ela vivia e, se podemos fazer uma interpretação de seus livros, não concordava.

Por não ter nenhum irmão, o melhor futuro que as irmãs Bennet podem ter é um bom casamento. A mãe das meninas, aliás, muito se esforça para que elas alcançem esse objetivo, principalmente quando um novo morador chega à cidade, Mr. Bingley. E é desse ponto que a história começa.

A Mini-Série da BBC é uma das mais famosas adaptações do clássico.

A Mini-Série da BBC é uma das mais famosas adaptações do clássico.

O interessante é observar como Austen faz com que seus personagens discutam ações e impressões, e a crítica que se tem à sociedade da época. Mesmo que sejam livros de romance, ou seja, um final feliz ainda é o objetivo, existem personagens cujas vidas não vão acabar tão bem, algumas decisões que vão levar à consequências não muito agradáveis e, principalmente, seus personagens se desenvolvem, aprendem, mudam de opinião e de atitude. Por isso o livro, mesmo que se passe na Inglaterra do séc. XIX, é ainda tão atual.

Definitivamente um livro que vale a pena ler (e reler), Orgulho e Preconceito mostra as razões pela qual é tão famoso e utilizado como referência.

mari-transp

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notificar-me quando houver
trackback

[…] ainda não conhece, a produtora Pemberley Digital ficou conhecida na internet ao lançar “The Lizzie Bennet Diaries“. A ideia é bem parecida. De uma hora para outra, a websérie de Tash viraliza após uma […]

trackback

[…] amo Orgulho e Preconceito. O romance da escritora Jane Austen já conquistou milhões de pessoas. Por isso, talvez, seja o […]