O episódio final da segunda temporada de Broadchurch foi ao ar na última segunda-feira e nos deixou órfãos da série. Afinal, o que farei nas noites de segunda, sem um novo episódio de Broadchurch para ficar esperando ansiosamente, com mais Hardy e Miller resolvendo casos e simplesmente interagindo? Eu não sei.
Primeiro, o que para mim foi uma surpresa, apesar de achar que compreensível: o Joe foi declarado inocente pelo assassinato do Danny. Isso deixou a Miller com muita raiva, a família Latimer triste e a Beth inconsolável. Mas Hardy tinha outras idéias para usar toda a raiva que a Miller estava sentindo, e pediu para que ela o ajudasse com a resolução do caso Sandbrook.
É aí que ele dá voz de prisão para a Claire, já que ela apareceu com o pingente, e faz a Tess reabrir o caso. Quando a Tess diz que vai pedir para outro policial acompanhá-lo no interrogatório, Hardy diz claramente que precisa da Miller. Ha, toma essa Tess.
Enquanto isso Joe é levado para fora do tribunal e não tem para onde ir. Ele pede asilo para o Reverendo Paul Coates e acaba dormindo dentro da igreja. Mas Paul já não está feliz com Joe e conta para o Mark e o Nige onde o Joe está. Então fica bem claro que a cidade de Broadchurch quer fazer justiça com as próprias mãos. E parece que a cidade inteira vai matar Joe.
Mas voltando ao caso Sandbrook, na sala de interrogatório (a mesma que a Ellie enfrentou Joe da última vez – ouch) Claire começa a ser interrogada e Hardy não está mais dando nenhuma folga para ela. Como Hardy e Miller voltaram tão rápido para o trabalho que tinham antes? Não sei, mas tudo bem, licença poética, certo?
Claire tenta ainda acusar Hardy de ter forçado ela a transar com ela e Ellie chega a tentar parar de gravar o interrogatório, mas Hardy já está de saco cheio da história e faz ela não só voltar atrás, como contar o que finalmente aconteceu na noite do desaparecimento das meninas. E gente, a história é ainda pior do que eu imaginava.
Aparentemente, Ricky chegou em casa mais cedo e pegou Lee e Lisa transando no chão da sala. Enraivecido, ele briga com Lisa, que o acusa de estar com ciúmes. Num acesso de raiva, Ricky, bêbado e sexualmente frustrado, bate a cabeça de Lisa no chão até matá-la.
Nisso chega Claire que vê tudo sem entender. Ela percebe que Pippa viu tudo e Ricky então pede que Claire faça Pippa beber o conteúdo do frasco (que é bebida com droga, não se esqueça, o que o faz o pai do ano) ra fazê-la dormir. Ricky vai então se livrar do corpo de Lisa. Claire confirma que Pippa viu tudo, faz ela beber e dormir e então conta para Lee que Pippa acredita que ele matou Lisa, que percebe que a única maneira de salvar sua pele é… matar a menina de doze anos. Claro.
O que eu não entendo é por que Lee aceitou ajudar Ricky ao invés de chamá-lo de assassino e chamar a polícia. Até então ele não tinha feito nada de errado. Lisa era maior de idade, e o sexo entre os dois tinha sido consensual. Quem matou Lisa foi única e exclusivamente o Ricky. Por que acobertá-lo?
Mas enfim, Claire então diz para Ricky que Pippa teve uma reação à bebida e morreu, e que ela enterrou o frasco que pode incriminá-lo no campo das bluebells (entendeu porque eles ficavam se lembrando das benditas flores?) e foi por isso que os três se protegiam… porque todos tinham uma maneira de incriminar aos outros. Nossa. Ah e Ricky enterrou o corpo de Lisa numa nova cova no cemitério. Ewww.
Com o caso finalmente encerrado e a verdade desvendada, Hardy desaba sozinho na sala do interrogatório e chora.
Voltando ao caso Broadchurch, Joe é levado à força para a cabana onde matou Danny e é obrigado a enfrentar todos aqueles a quem suas ações destruíram. Com um discurso emocionante de Beth e com a promessa de que se ele chegasse perto novamente dos filhos, Ellie o mataria e ao contrário dele, ela enfrentaria as consequências, Joe é expulso de Broadchurch.
Então, os Latimers e os Millers (menos Joe, exilado) fazem uma cerimônia de memória para Danny na praia, e é ótimo ver Beth e Ellie amigas de novo, e Ellie sendo aceita novamente.
E Hardy? Ele vai embora. Sem nem dar um abraço na Ellie, poxa vida! Para onde? A pergunta do taxista fica sem resposta. Ele tinha dito para Ellie que iria para algum lugar mais perto da filha, mas fica a incógnita.
Porém, não se preocupem, de alguma forma, ele vai estar de volta. A ITV confirmou que Broadchurch terá sua terceira (e se o que Chibnall disse após a primeira temporada continuar valendo, provavelmente a última) temporada, e não só isso, como Ellie e Alec estarão de volta. Sério, tanto Olivia Colman como David Tennant já estão oficialmente confirmados.
Mas, assim… será que a próxima temporada pode começar amanhã? Não sei como lidar até lá…
[…] (leia mais) […]