08
03
2018

Extraordinárias: Mulheres Que Revolucionaram o Brasil

Para comemorar o Dia das Mulheres, a Seguinte enviou para o blog o livro Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil. Esse livro,  das autoras Duda Porto de Souza e Aryane Cararo, é simplesmente sensacional.

 

Autor: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Páginas: 208
AdicioneSkoob | Goodreads

Extraordinárias

Esse livro traz várias mulheres que fizeram a história do nosso Brasil. Algumas mais conhecidas, outras nem tanto. De várias épocas diferentes. E todas muito importantes para nossa história.

Infelizmente, a participação feminina na história nem sempre tem o reconhecimento que merece. A história é contada basicamente por homens e por isso, aprendemos muito mais os nomes deles do que os delas. Ainda considerando que muitas vezes as mulheres eram consideradas úteis apenas para procriação e tarefas domésticas, faz sentido que não conheçamos algumas delas.

Por isso obras como Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil são tão importantes. Aqui vamos conhecer várias mulheres brasileiras que revolucionaram o nosso país. Provenientes das mais diferentes áreas, exercendo as mais diferentes profissões, essas mulheres fizeram a diferença. Algumas delas nasceram em famílias ricas, outras nasceram em famílias pobres. Algumas lutaram por seu país em guerras, outras para que outras mulheres tivessem oportunidades melhores. Algumas revolucionaram com sua arte, ou com sua ciência.

O legal de ler e conhecer a respeito da vida e obra dessas mulheres é perceber a pluralidade delas. Todas, de alguma forma, contribuíram por um mundo melhor. Suas atitudes tiveram consequências em nossas vidas hoje.

Ler sobre a vida de Anita Garibaldi, que foi uma personagem importantíssima na Revolução Farroupilha, por exemplo, é sensacional. Eu sempre quis saber mais sobre Anita, mesmo antes de seu nome ficar conhecido como uma das personagens de A Casa das Sete Mulheres, a série da Globo. Ou ainda Chiquinha Gonzaga, mulher e compositora da marchinha de carnaval “Ó Abre Alas” e descobrindo todos os preconceitos que teve que enfrentar, dá uma nova visão dessa personagem tão importante da nossa história. Inclusive, nossa incrível jogadora de futebol da seleção, Marta Vieira, também aparece por aqui.

Uma leitura enriquecidora

O livro é ilustrado por mulheres. Cada mulher mencionada tem sua própria ilustração. E em cada uma das histórias, várias notas explicativas enriquecem ainda mais a leitura.

Foi maravilhoso receber esse livro e é uma leitura mais do que recomendada, ainda mais para esse Dia Internacional das Mulheres. Afinal, mais do que receber flores, é importante conhecer mulheres cujas histórias nos inspiram.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar
19 Comment threads
19 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
20 Comment authors
Joyce PenedoTiffannykNilton AlvesNaylane SartorLilian de Souza Farias Recent comment authors
  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Fernanda Santos Barroso

Segunda resenha que leio sobre esse livro hoje e continuo apaixonada por ele. Nao costumo ler livros assim, pois prefiro que tenham uma história fictícia. Mas esse livro abriu o meu interesse e curiosidade. E que capa linda também! Espero ter a oportunidade de o ler logo!

Abraços

Ana Souza

Não conhecia o livro mas já quero conhecer!
A capa é tão maravilhosa como o conteúdo parece ser!
Histórias sobre mulheres revolucionárias no nosso Brasil é sempre bem vinda!
Dica mais que anotada!
Parabéns pela resenha e pela dica!

Beijinho!

#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com

Dayhara Ribeiro Martins
Dayhara Ribeiro Martins

Quem não se apaixona por essa edição, Mari? É linda demais, essa capa é diferente de tudo! Eu acho essas ilustrações um show a parte, da vontade de fotografar tudinho né? Essa dica é muito valiosa principalmente para adolescentes.

Beatriz Andrade

Eu estou louca por esse livro e gostei muito de saber que a leitura é mesmo tão boa quanto eu já imaginava. Parece ser lindo por dentro também. Adorei a sua resenha.

Camila de Moraes
Camila de Moraes

Olá!
Eu amei essa capa! Acho que é o tipo de história que envolve o leitor e com muitas mensagens positivas.
Quero ter oportunidade de ler.
Beijos!

Andressa Ledesma

Que capa linda é essa? Me apaixonei! Achei o tema muito bacana e importante. Já tinha visto sobre o lançamento, mas essa é a primeira resenha que eu leio e fiquei muito interessada em conferir e conhecer mulheres que fizeram história.
beijos

Ana Caroline dos Santos

Olá, tudo bem? Gente esse livro é perfeição pura. Uma edição linda demais, um tema para lá de importante e ainda por cima que nos trás bastante coisas como pessoa, não tem como não se sentir atraída por ele. Adorei a sua resenha e ela só me deixou mais ansiosa ainda para tê-lo.
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com.br

Bruna Costabeber
Bruna Costabeber

Olá Mari, tudo bem?
Eu ainda não li esse livro, mas ultimamente tenho lido tantas coisas tão lindas que estou bem curiosa para fazer essa leitura. Eu acho que esse livro é muito importante para conhecermos pessoas que não imaginávamos que havia mudado nossa história.
Vou anotar a dica desse livro para ontem e adorei sua resenha.
Beijos

Cabine de Leitura

Li um livro dentro do mesmo estilo esse mês, mas o foco não era as brasileiras, então fiquei curiosa quanto a este livro em particular, iria ficar linda ao lado do que eu já possuo.

Abraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

Ana
Ana

Oiii!

Eu AMEI esse livro, além de ser todo lindo ele é bem esscrito e totalmente envolvente. Foi um trabalho incrivel das autoras e da editora. É um ótimo presente.

Beijnhos,

Fábrica dos convites
Fábrica dos convites

Oi Mari, tenho visto muitas resenhas a cerca deste livro, e apesar da importância histórica dele, confesso que no momento não é um que eu queira ler.
Bjs Rose

Nina Spim

Oi, tudo bem? Eu já conheço o livro e, embora o projeto editorial me agrade muito, não compraria, por causa do preço (apesar de saber que as ilustrações sempre encarecem mesmo o produto). No fim, eu sei que vou encontrar bastante informação que já sei, porque acompanhado As minas na história, que segue essa mesma proposta. Mas gostaria muito de dar uma folhada no livro, com certeza <3

Love, Nina.
http://www.ninaeuma.blogspot.com

ClayciOliveira

Comi bola. Esqueci dessa edição na hora de usar o cupom da Sóraiva. E olha que sair com preço bem em conta. Mesmo assim quero! Achei incrível a arte gráfica e o conteúdo, claro. <3

Jéssica Melo

Olá Mari, esse livro parece estar incrível e com ótimas personalidades, além de estar todo caprichado com essa capa *-* Adorei a dica.

Lilian de Souza Farias

fico feliz que muitos blogs trouxeram esse livro em resenha este mês, tão triste, mas que devemos permanecer na luta, e o mais sim-dia-bólico foi o que aconteceu a Marielle Franco neste mês.

Naylane Sartor

Oie!

Eu vi esse livro se não me engano no Instagram e amei demais, não sou de ler esse tipo de obra, mas só de olhar as ilustrações e a quantidade de mulheres que fizeram nosso Brasil me deu uma vontade louca de compra-lo e lê-lo, espero gostar quando eu fizer isso!

Bjss

Nilton Alves
Nilton Alves

Parabéns pela resenha, esse livro é muito lindo, a capa e as ilustrações… muito bom ver algumas das mulheres que tiveram um papel importante na história do nosso país.

Tiffannyk

Esse é o tipo de livro que deveria ser obrigatório pra todo mundo ler.
Nossa história é muito mau contada, ainda mais a parte feminina da construção desse país.

O do capitolina tbm é muito necessário, o meu exemplar eu vivo emprestando pra geral na maior cara de pau, as vezes a pessoa nem quer ler, mas sempre acha incrível quando termina.

Beijos
thereviewbooks.com.br | @thereviewbooks

Joyce Penedo

Ola lindona, amei a capa do livro, o tema e a diagramação muito bem feita, ainda não tive o prazer de ler, mas fica a dica mais que anotada. beijos

Joyce
Livros Encantos