15
07
2016

Já amei, mas o tempo passou e…

Um dos temas da blogagem coletiva desse mês no grupo geek mais lindo do universo, o Blogueiros Geeks, chamou a minha atenção. A ideia é compartilhar com vocês sobre um filme, série ou livro da qual você já foi fã, mas o tempo passou e por algum motivo, hoje você não gosta mais. amei

É interessante pensar naquilo que a gente já foi fã. Porque, como todo geek pode atestar, a gente vira fã de muitas coisas. Algumas delas vão ficar para a vida. Por exemplo, já sou fã de Harry Potter há aproximadamente 15 anos. Mas outras, por mais que a gente tenha se apaixonado, aos poucos vai crescendo, vai mudando o pensamento e quando vê, já esqueceu.

E não tem jeito: tenho que falar da saga Crepúsculo. Quando li pela primeira vez, há uns oito anos atrás, no alto do hype em torno dos livros da série, amei. Acabei me apaixonando pela história de amor de Edward e Bella. E sim, eu era Team Edward. Para ajudar, ainda me apaixonei pelo Robert Pattinson e foi daí ladeira abaixo. 

Com mais três amigas, fundamos um podcast, o Volvocast. Acho até que foi um dos primeiros podcasts literários do Brasil. Tínhamos parceria com o Foforks (quem é da época e amava Crepúsculo, vai lembrar). Toda semana, lançávamos um novo episódio conversando sobre os mais diferentes assuntos. E olha que saíam umas conversas que, bem… talvez não fossem adequadas para menores de 18 anos.

Eu lembro com muito carinho da época do Volvocast e me diverti demais gravando. Por tudo isso, não sou dessas que tem vergonha de dizer que foi fã dos Cullen. Mas o tempo passou, todo aquele entusiasmo acabou e eu mudei um pouco a cabeça. crepusculo

Hoje, o que para mim era uma linda história de amor entre um vampiro e uma humana, tem problemas. Muitos problemas. Na verdade, relendo o primeiro livro da série, percebi que em vários momentos, a relação entre os dois é abusiva. E fora que aquela história de ele entrar no quarto dela e ficar olhando ela dormir? Muito estranha, gente.

Fora que a personagem da Bella me incomoda muito. A passividade dela me irrita profundamente. Talvez, há tanto tempo atrás, eu não exigia que as personagens tomassem suas próprias decisões. Infelizmente, a Bella deixa muitas vezes que outros tomem as decisões por ela.

Outro fator que me afastou de Crepúsculo foram os fãs da série. Sim, eu entendo ser completamente apaixonado por uma série de livros. E opiniões divergentes vão aparecer com frequência. Mas os fãs de Crepúsculo ganham o prêmio por algumas infantilidades. Não se pode generalizar e muitos deles são ótimos. Porém, algumas picuinhas que vi em Crepúsculo não vi em lugar algum.

Tenho que mencionar que não gosto da Stephenie Meyer, a autora. A resposta dela para o vazamento de Midnight Sun, que seria a história contada sob o ponto de vista do Edward, foi uma das piores possíveis. Só reforçou para mim o desrespeito dela com os fãs. Hoje, quando vejo algo com ela, costumo ignorar.

Enfim, por essas e outras me afastei. Hoje eu não sei se conseguiria reler a série. O último livro, Amanhecer, eu já achei horrível quando foi lançado. Não engulo a Reneesme até hoje. Acho o desfecho um dos piores de todos que já li na vida. É um livro longo e às vezes parece que é uma encheção de linguiça. Tanto é que prefiro o filme. Acho que a saída que eles deram na adaptação, colocando uma luta no roteiro, salva a história.

E vocês, tem alguma série ou livro que deixou parta trás? Conte nos comentários!

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

barra_bg

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Alessandra Lamunier

Mas polêmico de mamilos mesmo. Eu sempre tive essas mesmas críticas com a saga Crepúsculo, desdo do lançamento dos livros. Nem os filmes me agradaram.

Yasmin

Acredito que isto ocorra com todos. Eu já fui mais fã de Crepúsculo, apesar que eu gosto até hoje. 🙂 Mas algo que eu amava era a série Buffy e enjoei com o passar dos anos e tal. ^^
Beijo

Dai Castro

A gente muda e as nossas opiniões também, né? Eu nunca me interessei por Crepúsculo, quando a história surgiu eu achei que seria algo interessante, mas só de assistir ao primeiro filme (em casa mesmo) já achei bem chato. Principalmente pelas atitudes da Bella, ela me irritava muito também hahaha, mas enfim, cada um com suas paixões, né? hahah Beijos!

Rubyane Santos

Eu ainda tenho carinho pela autora e pela saga (foi graças a ambos que eu descobri que gostava de ler) mas realmente, hoje em dia não da para engolir a relação entre Edward e Bella e a personalidade dos dois. A passividade da Bella e a obsessão de o casal tinha um pelo outro me irrita bastante x.x

Carla Bianca

Gente eu acho isso muito louco, a forma que a gente muda a cabeça com o tempo.
Ano passado estávamos loucos por X e hoje não conseguimos ficar sem Y. rsrsrs
Também fui fã de Crepúsculo e devorei aqueles livros e achava tudo tão incrível, mas hoje em dia não é nada disso, só carrego a carinho por uma época bacana da minha vida, mas não faz mais parte do meu estilo de leitura de forma alguma.
Beeijos

Mila

Ainda vou falar sobre o meu no post, mas adianto que é TVD! Eu era team jake. hahaha e gostava mesmo da Alice e do carlisle!
Ah, te indiquei numa tag.
Bjs

http://www.achadosdamila.com.br
Fanpage – Achados da Mila

Amanda França

Eu nunca consegui ler os livros da saga Crepúsculo. Achava a escrita meio enjoativa e muito dramática. Já os filmes eu sempre gostei bastante, mas não considero TUDO ISSO, sabe?

http://www.aconteceucomagente.wordpress.com

Juliana

Eu já gostei de várias coisas que hoje não me interessam muito mais. Acho que isso acontece com todo mundo, né?! É inevitável mudarmos um pouco nossos gostos ao longo da vida.
Eu gostava da premissa de Crepúsculo, mas não consegui dar continuidade à história por conta da Bella. Também não morria de amores pelo Edward, mas a Bella me dava nos nervos.
Não que eu seja a pessoa mais decidida do mundo em relação a tudo, mas a Bella chegava num extremo.
Enfim, falei demais hahaha

Beijos!

wpDiscuz