06
09
2017

Acabei de Ler: O Amor nos Tempos do Ouro – Marina Carvalho

Eu sou uma apaixonada por romances de época, vocês já sabem. Quando li O Refúgio do Marquês, comentei como gostaria de ler um ambientado no Brasil. O mais próximo que cheguei disso foi Perdida, da Carina Rissi. E mesmo assim, não era exatamente um, já que a história envolve viagem no tempo. Por isso, quando vi esse livro da Marina Carvalho, logo fiquei interessada. Já conheço a escrita da autora. Aliás, falei sobre Ao Gosto do Chef há algum tempo atrás aqui no blog. E o romance é todo ambientado no Brasil colônia, com a corrida do ouro acontecendo. Não podia resistir a O Amor nos Tempos do Ouro.


Autor:  Marina Carvalho
Editora: GloboAlt (selo da Editora Globo)
Páginas: 328
AdicioneSkoob | Goodreads

A História de O Amor nos Tempos do Ouro

Cécile Lavigne perdeu toda a família de repente. Ainda de luto, ela é obrigada a deixar a França e vir para o Brasil para morar com o irmão de sua mãe. Após a longa viagem de navio, ela chega ao Rio de Janeiro para se descobrir prometida a um dono de terras de Minas Gerais.

Sem nem ter tempo para descansar, ela é enviada a Minas Gerais. O responsável pela viagem é o explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para entregá-la em segurança. Durante a viagem, Cécile vai visualizando seu triste futuro, casada com um homem cruel e mesquinho. Ao mesmo tempo, seus sentimentos por Fernão vão surgindo, alternando-se entre repulsa e desejo. Fernão também vai conhecendo melhor a francesa e mudando de opinião sobre ela. Os dois vão se envolvendo e essa relação poderá colocá-los em perigo.

A minha experiência de leitura

Gostei muito de ler um livro que mostra tanto da história do Brasil. Marina consegue escrever de maneira a encantar o leitor, mesmo que no começo tenha sido difícil me acostumar com a forma que a história foi escrita. Isso porque durante os diálogos, a linguagem utilizada é mais formal, um pouco mais condizente com a maneira como as pessoas conversavam na época. Entretanto, fora dos diálogos, a história é contada numa linguagem contemporânea. Marina explica sua escolha no começo do livro, pois tentou manter sua história o mais fiel da realidade da época.

Esse é um dos pontos mais fortes desse livro. Fica claro durante a leitura toda a pesquisa que foi feita para que o livro fosse o mais fiel à história possível. Isso faz a experiência de leitura muito mais rica. É uma viagem no tempo ao passado do nosso país que encanta.

O romance entre Cécile e Fernão é o relacionamento central da história. Acho que poderia ter sido um pouco mais aprofundado em certos momentos, mas o romance convence. Também gostei dos personagens secundários, como a dama de companhia dela, Úrsula, e os escravos com quem Cécile faz amizade, em especial Malikah. Aliás, Malikah é a personagem principal do próximo livro, e lendo O Amor nos Tempos do Ouro, descobrimos o porquê.

Enfim, recomendo essa leitura para todos os amantes de romance de época. É uma alternativa para sair um pouco dos duques e damas da Regência da Inglaterra. E também é fácil imaginar os cenários e identificar a época histórica.

Vocês já leram algum romance histórico que se passe no Brasil? O que acharam?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Ariane Eleuterio

Nossa já vi tanto esse livro, e quero faz tempo, mas confesso que não tinha lido sinopse nem resenha kkkkk. É porque eu gosto da autora, então não importa kkkk. Mas agora vi e parece ser uma história super interessante, esse negócio dela se apaixonar pelo cara que a está levando para o casamento. To doida para saber o final rs.

Beijos

Giovana Paruci

Aaai meu deus, como faz? Toda resenha que eu leio eu amo! ahahah E essa não foi diferente. Adorei, também gosto de romances de época e esse parece bem diferente. (Esse fernão é o fernão dias? hahaha) Amei a resenha muito boa, as fotos estão lindas também!!

Beijos, Gi.
http://girlsabout.blogspot.com.br/

Raquel Machado
Oi, Tudo? Te encontrei pelo face e vim te visitar. Adorei sua resenha porque também sou apaixonada por Romances de época, mas você me fez parar e pensar em um detalhe mesmo eu nunca li nada que se passasse aqui no Brasil, tirando a série Perdida da Carina Rissi que nem você, interessante pensar nisso. Enfim, gosto muito da Marina li o livro Simplesmente Ana dela que é um dos meus “xodózinhos” realmente vale muito a pena, e só tinha visto de longe essa sua outra história. Eu gostei da premissa e saber que a autora levou a fundo as… Ler mais
lara torch

amei a sua resenha, já tem um tempo que eu queria ler,amo clássicos, e esse me chamou bastante a atenção. irei ler com certeza.

Cabine d Leitura

Olá Mari;
Não conhecia a autora e fico feliz que seja uma brasileira e ainda mais se aventurando neste gênero literário, ainda mais quando é uma leitura rica e condizente com a época como você mencionou.
A arte de capa está linda e as fotos que você tirou ficaram show.
Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/4-list.html

Viajento

Gosto desses romances de época por retratar o período e o local onde se passam as histórias. Fiquei curioso com esse livro!

Tais Burigo

Oi tudo bem?
Assim como você sou apaixonada por romances de época, já tinha visto a capa desse livro por aí mas nunca parado para ler algo sobre ele e confesso que fiquei ainda mais curiosa pois adoro um romance arranjado quando se fala de romance época sério e ainda mais por ser nacional aumentou ainda mais minha vontade quanto a leitura.

Beijos

Lukas Reis

Não conhecia esse livro, mas vou confessar que amei sua resenha! <3
Além da capa ser muito linda, gostei ainda mais do enredo em si. Você realmente transmitiu muito da essência do livro em si.
Já quero ler haha Beijos!

Marijleite

Olá, gostei muito da resenha. Achei super bacana a trama ser ambientada no Brasil de outras épocas, tenho vontade de ler romances de época do tipo mas confesso que tenho um certo receio de serem mais dramáticos do que os romances de época ambientados na Inglaterra.

Juliana França

Estou a tempos querendo ler esse romance. Acredito que a autora soube bem descrever a época em que se é situada, sua resenha só atiçou minha vontade <3 <3

Bruna Costabeber

Oi Mari,
Também adoro romances de época e estou particularmente curiosa para ler esse, pois a premissa dele chama minha atenção por se passar no Brasil. Fiquei muito contente por você ter curtido tanto a leitura assim. Achei muito interessante esses dois personagens serem o foco principal do livro, mas os personagens secundários também serem importantes.
Estou com esse livro em casa e vou tentar ler muito em breve.
Beijos,
Um Oceano de Histórias

Eli - Leitura Entre Amigas

Oie!
Eu amo romances de época, mas ambientados no Brasil li poucos, gostaria de ler mais, li Perdida, mas não gostei tanto assim.
O Amor nos tempos do ouro é um livro que tenho vontade de ler, fiquei interessada na narrativa, já que a autora se dedicou tanto em pesquisar sobre os fatos e a linguagem da época!
Parabéns pela resenha!

Beijos!
Eli – Leitura Entre Amigas
http://www.leituraentreamigas.com.br/

No Conforto dos Livros

Olá!! 🙂

Eu confesso que este livro não me e nada familiar, nunca tinha ouvido falar mas a tua opinião deixou me algo curioso…

Enfim, não sou grande fa de romances de época… No entanto, acho ótimo que a pesquisa esteja bem conseguida de modo a alcançar uma grande proximidade a época!

Boas leituras!! 😉
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Marcia Lopes

Olá!
Faz tempo que não leio um romance de época. Lia demais antes. rs
Adorei conhecer o livro e sua opinião! Já deixei anotado.
Bjs

Fábrica dos Convites

Oi Mari, é verdade, dá para ver e sentir todo o cuidado de pesquisa realizado pela Marina. Fora que ela construiu um enredo bem coeso e muito bom.
Bjs, Rose

NIZETE RIBEIRO

Olá!
Tenho vontade de conhecer a escrita de Marina Carvalho. Vejo tantos leitores elogiando e as capas assim como a sinopse de seus livros são tão amorzinhos. Gostei de conhecer a sua opinião a respeito dessa obra, estarei anotando pra futuras compras.
Nizete
Cia do Leitor

Maria Ferreira

Oi Mari.
Achei muito bacana que o livro se passe em um contexto histórico que permite ao leitor saber um pouco mais sobre a História do Brasil. Não conheço muitos romances de épocas brasileiros, então esse entrou para a lista de desejos.
Abraços.

Débora Vicente

Olá! Nunca tinha visto esse livro… Fico feliz quando autores Brasileiros são tão bem recomendados e se destacam assim… Gostei da tua resenha, você foi objetiva, foi sincera em citar o que mais gostou e o que lhe desagradou também, não deu spoilers e sua escrita flui muito bem, não fica uma resenha chata de ler
Como andam dizendo recentemente: 10/10, haha

Sávio França

Oi, Mari.
Eu não curto esse tipo de leitura, mas fiquei muito contente pela história ser ambientada em nosso país. Além disso, gostei do fato da autora ter feito uma pesquisa para compor a trama, isso mostra que ela se preocupou em deixar a história bem fiel ao período que ela se refere.

Abraço!

Gabriela

Oi, tudo bem?

A resenha do livro não me encantou, o tema parece um pouco batido sabe?
Gostei da sua opinião, mas não sei se leria rs..

Parabéns pela resenha e pelo blog.

Beijos e até a próxima.

Maria Luíza Lelis

Oi, tudo bem?
Acredito que por nunca ter gostado muito desse período da história brasileira, não me interessei por este livro. Gosto de romances de época, mas tenho um certo bloqueio com esse período histórico do Brasil (talvez por ter visto até cansar na faculdade kkk) e, por isso, prefiro romances de época ambientados na Europa.
De qualquer forma, vejo sempre muitos elogios à escrita da autora e fico feliz que você tenha gostado desse livro também. Vou procurar ler a resenha sobre Ao gosto do chefe, pois talvez ele seja mais interessante para mim.
Ótima resenha!
Beijos!

Paula Cardoso

Olá Mari, esse livro parece ser top. Eu também adoro um bom romance da época, Faz algum tempo li de um rei português que me encantou. Por acaso amei a leitura logo desde a primeira página, mas realmente tem livros que no inicio são de dificil leitura, mas que rapidamente nos conquistam.

BeijinhoBom
Paula Cardoso
Magia nas Palavras ♥

Camila de Moraes

Olá!
Estou com muita vontade de embarcar nessa leitura.
Simplesmente amo romances de época e ainda não conheço a escrita da Marina Carvalho.
Dica anotada!
Beijos!

Ana Paula Medeiros da Cunha

Oi! Nunca li um livro da autora, mas tenho grande curiosidade, tendo em vista que sempre vejo ótimos comentários da mesma. A premissa desse livro me despertou bastante interessante, pq sou muito fã de romance de época. Li vários livros de José de Alencar, Lima Barreto, Machado de Assis ambientado nos tempos antigos, mas nunca de um autor que vive nos dias atuais. Confesso que já li a série Perdida também, mas da mesma forma que você, não encaixaria nesse mesmo gênero. Dica anotada!

Camila Mondaini

Olá!
Eu sou muito suspeita para falar pois amo romances de época e dificilmente não gosto de algum. Sem falar que tenho muita curiosidade sobre a escrita da Marina e saber que ela aborda uma época tão boa do Brasil me deixou ainda mais curiosa para ler!
Dica mais do que anotada!

Beijinhos!

Grazielli

Oie amore,

Não conhecia o livro até então, mas gostei do que vi por aqui.
A começar por essa capa lindeza, a história que parece ser maravilhosa.
Ainda não li nenhum romance histórico, e que se passa no Brasil estou ainda mais curiosa por aqui!

Beijokas!

Lavínia Carvalho

Eu acompanhei esse livro desde a escolha da capa (que a editora postou no facebook para as pessoas votarem), até as inúmeras pessoas compartilharem suas experiências de leitura. Ele está na minha listinha, com certeza <3 Não tenho muito costume de ler romance de época, mas esse com certeza me atraiu bastante.
Beijos

Grazielli

Oie amore,

Não conhecia o livro até então, mas gostei do que vi por aqui, só não me chamou muito a atenção essa capa pra ser sincera.
Não li quase nada de época… quem sabe dou uma chance pra esse.

Beijokas!

wpDiscuz