03
08
2018

Veneza e o Dia Em Que Não Andei de Gôndola – Minha Viagem Pela Itália

Continuando a série de posts sobre a minha viagem pela Itália, hoje vamos falar sobre Veneza. Aqui no blog já contei um pouco para vocês sobre minhas visitas a Milão e Gênova. Veneza é um destino extremamente conhecido mundialmente. É também apontada como uma das cidades mais românticas do mundo. Sinceramente, acabei visitando porque todo mundo fala muito sobre ela. Claro que o fato de ser uma cidade sem ruas e veículos ajuda bastante a aumentar a curiosidade. Com certeza, foi uma das aventuras mais interessantes que vivi por lá. E lógico, vim contar para vocês.

Comprando a Passagem de Trem Para Veneza

Veneza ficava relativamente perto da cidade onde estava o apartamento que fiquei, na Itália. Mas ainda assim era uma viagem de trem um pouco mais demorada. Para se ter ideia, de Milão a Veneza, pegamos três trens diferentes. O que é muito ruim, porque esse tipo de transporte acaba sofrendo atrasos.

Quando você compra uma passagem de trem na Itália, o próprio sistema já mostra as conexões que você deve fazer. Mas uma vez que um dos trens atrasa, você pode perder o próximo trem que deveria pegar. Não se preocupe, porém, se isso acontecer: é só pegar o próximo trem do mesmo tipo. O problema é que a maioria deles passa de hora em hora, o que pode significar um atraso significativo na sua viagem.

Ah, e sim, isso acontece com frequência na Itália. Se você achou que por se tratar de um país europeu estaria livre, sinto dizer que está muito enganado.

E foi isso que aconteceu na nossa viagem para Veneza. Devido aos atrasos nos trens, nosso horário de chegada na cidade, que era para ser 11:00, acabou virando 13:00. Chegando na estação de Veneza Santa Lucia, que fica já na ilha principal e na Piazzale Roma, saímos para explorar a cidade. Porque se trata de uma cidade bastante turística, ela estava cheia de gente. Ah, existem duas estações grandes em Veneza, mas a Mestre fica um pouco longe da ilha, então fique atento ao comprar as passagens.

Chegando Lá e Explorando a Cidade

Ao atravessar a ponte para a cidade de Veneza, não existem mais nenhum tipo de transporte com rodas. Nem bicicletas. Existe até um aviso no trem quando se chega na estação de Veneza Mestre para que os ciclistas deixem suas bicicletas num imenso estacionamento que tem lá. Existem carrinhos de transporte para as malas, que você pode contratar para carregar suas bagagens até o seu hotel.

A cidade parece um labirinto. Não há ruas, apenas os canais que cortam toda a cidade. E claro, as gôndolas e os barcos, que são na verdade o principal meio de transporte. O legal de passear em Veneza é ir descobrindo suas ruas e vielas.

O que nós fizemos, após chegar na estação, foi sair procurando pela Piazza San Marco, a praça principal da cidade. E isso fez com que nós descobríssemos basicamente a cidade inteira. Isso porque as placas da cidade fazem você dar voltas e voltas. Por isso eu digo que Veneza parece um labirinto. Por não existirem as ruas tradicionais, também não existem placas oficiais. As que existem são pintadas nas paredes.

No fim das contas, foi o GPS do celular que nos ajudou a chegar onde queríamos (amém, Google Maps). O mais legal é que por ser uma cidade tão visada pelos turistas, Veneza parece minúscula, mas tem lojas como a Hard Rock Café. São pequenos detalhes que intrigam bastante.

Gôndola?

E não, eu não andei de gôndola. Sinceramente, não fazia muita questão. Sei que isso me faz bem diferente da maioria e talvez eu queira voltar um dia lá para fazer o passeio. Aliás, quando eu fui, eram 80€ para um passeio de 30min e a gôndola comportava até seis pessoas. E o preço era tabelado, em qualquer dos pontos de embarque.

Eu acabei andando de barco, no transporte público deles. E funciona exatamente como um ônibus, com os pontos e tudo. Mas estava extremamente cheio. Sabe a estação de metrô da Sé, em São Paulo, em horário de pico? Mais ou menos isso. Foi uma experiência interessante.

Concluindo o Passeio

Conclusão da história: sim, Veneza é linda, mas não sei se é um lugar que eu queira voltar. Pode ser que faça mais sentido quando a pessoa está em uma viagem romântica, mas para mim não há muitos atrativos. Aliás, foi um pouco como me senti após visitar Paris: legal, conheci um lugar que todo mundo fala muito. Pronto.

Como a viagem era longa, planejamos para passar uma noite em Veneza. Mas não ficamos na ilha principal, onde os hotéis são bem mais caros. Ficamos em Marghera, que fica logo ali do lado. Mas sobre esse passeio, eu conto num próximo post.

Continue acompanhando a minha viagem pela Itália aqui no blog. E corre no meu Instagram, eu postei várias fotos por lá, para quem quer conhecer melhor essa cidade tão famosa!

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar
22 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
21 Comment authors
Maria Fernanda <3Isa GomesLuiz Alberto PortesKenia CandidoPS amo Leitura Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Lari

Oi, Mari. Sou curiosa pra conhecer Veneza 🙂 as ruazinhas são tão fofas, tudo tão lindinho e antigo. Gostei desse ponto deles permitirem só pedestres pra transitar livremente. Mas confesso que não é um lugar que quero ir de todo o coração. Ahh, Piazza San Marco <3 minha mana disse que nunca viu tanto pombo na vida. Hahahaha, mas ai, que sonho ir pra Itália.
aaa, jura que tu não curtiu muito Paris, também? Pode ser o caso de achar um lugar que você queira muito, muito ir. <3
beijo, Mari.

Fabiana
Fabiana

Olá Mari, tudo bem?
Meu sonho é viajar um dia. Conhecer vários lugares, países e pessoas. Veneza é certamente uma das principais na minha lista de desejados por sua beleza e encanto. Sua viajem foi uma verdadeira aventura hein? Fiquei feliz em conhecer Veneza um pouco mais através das suas memorias.
Parabéns e muito sucesso para você.
Para que possa realizar outras viajens e nos encantar com seus posts sobre elas.
Beijos

Letícia Guedes
Letícia Guedes

Nossa, que sonho de viagem! Adoraria conhecer Veneza e também Paris, mas Paris primeiro hahahaha apesar dos pesares, o lugar parece realmente divertido de se conhecer, pois não é semelhante a nada que eu já tenha visto (tá, confesso, não foi muito). Depois irei ao instagram ver as fotos ^—^

Inês Costa

Adorava puder ir a Itália, é dos países que mais quero visitar. Adorei o post, parabéns

Bruna
Bruna

As fotos que estão aqui no post são incriveis, meu sonho é conhecer NY, mas Itália é linda mesmo, mesmo sofrendo atrasos por conta do transporte deve ser muito legal chegar e prestigiar o local.

Claudia Araujo
Claudia Araujo

Que viagem incrível!
Veneza é um lugar lindo, gostaria muito de conhecer!
Adorei saber mais sobre este lugar , através das fotos que postou por aqui e tudo que descreveu!
Bjs

Gustavo

Veneza é tão linda!!! Queria muito um dia poder passear de gôndola, iria tirar muitas fotos. Lindas fotos. Adorei seu post.

Aline M. Oliveira

Meu Deus, eu sempre fico inebriada quando encontro um post sobre uma viagem a Europa, seja em qualquer país. Eu não sei se é minha vontade, meu sonho do fundo da alma conhecer esses lugares, que acho tudo muito lindo e fico empolgada só de ver.. Achei as fotos lindas.. Obrigada por compartilhar!

Bjoxx

Lívia Madeira

amei conhecer veneza aqui pelo seu post, é uma cidade muito única no mundo que morro de vontade de conhecer!

http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido

Beatriz Andrade

Que lugar mais lindo! Eu tenho muita vontade de conhecer Veneza e achei bem legal você ter ido. Mas, realmente, talvez seja melhor para uma viagem romântica, ou não, sei lá. Sei que acho que vou me apaixonar se algum dia eu for.

Cristina Borges

Adoro viajar, nunca fui a Itália, mas se fosse não sei se iria a Veneza, achei linda suas fotos e gostei muito da sua explicação como você não iria andar em uma gondola ao preço de 80 Euros. Parabéns pelo post.

Alice Martins
Alice Martins

Oi Mari, tudo bem?

Estou adorando acompanhar a sua viagem a Itália, está sendo uma experiência muito interessante. Confesso que sempre quis conhecer Veneza, exatamente por todo mundo falar tão bem e por ser conhecida por seu romantismo, acho que me identificaria com o local. Entendo que para você foi “Ok”, isto realmente vai variar de pessoa para pessoa. Esse negócio de não ter rodas na cidade me deixa muito curiosa. Adorei o post, maravilhoso!

beijos!

Thalita Ariane
Thalita Ariane

Olá!
Amei esse diário de viagem para Veneza na Itália. Tenho muita vontade de ir na Europa e sua postagem só me deixou ainda mais curiosa e animada para visitar.
As fotos estão lindas, os lugares incríveis, espero poder um dia conhecer todos eles. Também tenho muita vontade de ir em Paris, conheço pessoas que vão anualmente e amam o lugar.
Bjs.

Jacqueline Vasconcelos

Oi Mari, tudo bem ?

Nossa Veneza é maravilhosa, tão linda e acolhedora nas fotos imagina estando ai…aí que inveja ! kkkkkkk Uma ótima viagem e post, com certeza esse post foi uma grata surpresa, rico e divertido e que venha mais oportunidades de andar de gondola .

Blog Dois Pernods

Um charme essa cidade… Eu amo a Itália e gostaria muito de conhecer Veneza… Com certeza! Andar de gôndola deve ser ímpar mesmo!

Rafaella Viegas

Oiii tudo bem??

Adorei conhecer como foi seu passeio, e creio que faria da mesma forma, e acredito que a forma como andou por lá se tornou uma dica pra quando eu for. Mas vc deixou a impressão de que não foi tão legal assim. Acho que só de estar ai eu estaria esperneando de felicidade.
Adorei conhecer,
Bjus Rafa

PS amo Leitura

Olá.

Ahhhh, fiquei babando nas suas fotos! *-*
Ainda não tive oportunidade de viajar para fora, mas sem dúvidas Veneza entraria no meu roteiro. Adorei conhecer um pouquinho da sua experiência por lá e fiquei com muita, mas muita vontade mesmo, de conhecer <3

Beijos,

Kenia Candido

Oi Mari.

Sua viagem pela Itália deve ter sido maravilhosa. Amei as fotos cada uma mais fofa que a outra deixa com muita vontade de viajar também. Parabéns pela postagem.

Bjos
https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

Luiz Alberto Portes

Olá! Muito dez sua publicação. Bom, eu não conheço, aliás, nunca sai do Brasil. Mas deve realmente ser sensacional ter essa cidade inteira para belas fotos. Pois amo fotografia e não consigo pensar em outra coisa estando ali. 🙂

Isa Gomes

Espero um dia poder conhecer Veneza ao vivo, mas por enquanto achei válido conhecer pelo seu post. *-*
Adorei!!

Beijos

trackback

[…] vez, acaba fazendo muita coisa que nem imaginava fazer. Como eu expliquei no meu post sobre Veneza, a viagem de trem acabou demorando um pouco. Por isso, para garantir que iríamos aproveitar bem a […]

Maria Fernanda <3
Maria Fernanda <3

O barco foi uma experiência interessante? Mariana! HAHAHAHAHAHA
Foi terrível, pelo amor!
Mas o resto… Veneza é charmosinha vai, não foi tão ruim assim! Só quando começou a chover e eu fiquei desesperada. Mas isso é detalhe.
Te amo! To com saudade Mazinha!